Lista Tríplice

Advogado capixaba recebe o maior número de votos e lidera lista tríplice para cargo de ministro do STJ



O advogado Luiz Cláudio Allemand recebeu 22 votos e está liderando a lista tríplice para o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Allemand é o representante do Espírito Santo na lista. Ele é natural do município de Muqui, localizado na região sul do estado e é advogado há 30 anos. Foi conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, presidente da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e diretor jurídico da Fiesp.

Essa vaga ficou disponível após a aposentadoria do ex-ministro Felix Fischer.

Após Allemand, os advogados Otavio Luiz Rodrigues Junior e Daniela Teixeira receberam 20 votos cada. Os nomes serão enviados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que anunciará o escolhido para o cargo. Após a escolha do presidente, o nome precisará passar por uma sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e ter o nome confirmado pela maioria no Senado.

O presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, afirma que a escolha de Allemand é uma vitória para o povo capixaba. “Ontem foi um dia histórico. Ter o nome de Allemand em primeiro lugar da lista é muito significativo, pois o Espírito Santo nunca teve um ministro natural do estado no Superior Tribunal de Justiça. Isso é um sinal que o STJ vê nele uma representatividade muito grande".

Os três nomes foram escolhidos a partir de uma lista sêxtupla enviada, em junho deste ano, ao Conselho Federal da OAB.

Foto: Divulgação

keyboard_arrow_up