Momento Histórico

Presidentes da OAB-ES e da 1ª Subseção de Colatina assinam escritura do terreno para a construção da nova sede

A assinatura da escritura do terreno doado pela Prefeitura de Colatina para a construção da nova sede da 1ª Subseção, no Cartório do 1º Ofício Registro Geral de Imóveis e Anexos; a inauguração de sala de apoio a advogados e advogadas no Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL); e uma homenagem na Câmara Municipal, pelo vereador Marcelo Pretti, marcaram a extensa agenda do presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, na tarde desta segunda-feira (13/09) em Colatina. Participaram também dos eventos, o presidente da 1ª Subseção, Cristiano Cassaro, e a vice-presidente, Michela Ferreira Dias.

A programação teve início no Cartório do 1º Ofício Registro Geral de Imóveis e Anexos onde os três representantes da Ordem assinaram a escritura do terreno doado pela Prefeitura Municipal para construção da nova sede.

Os representantes da Ordem celebraram essa grande conquista. “No início da gestão percebemos que a sede de Colatina era incompatível com a cidadania e com a advocacia do município. Saímos à procura de um lote na cidade. Alugamos uma sede digna, com auditório para 70 pessoas, mas Colatina quis mais e merecia mais. Com diálogo e o reconhecimento das instituições públicas, houve a cessão desse lote tão privilegiado. Não consigo ver na cidade outro local melhor que esse para instalar a nova sede. É o maior patrimônio cedido na história da OAB do Espírito Santo. A assinatura da escritura do terreno doado pela Prefeitura concretiza esse sonho da classe”, disse o presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho.

O presidente da 1ª Subseção, Cristiano Cassaro, também comentou sobre o momento especial. “A assinatura desta escritura registrada em cartório representa uma grande conquista e um grande passo para a construção da sede própria para a 1ª Subseção. Em um momento histórico, lançamos a pedra fundamental e demos início a um sonho que se perpetuava há mais de 20 anos e que só se tornou possível graças à doação da área pela prefeitura e da aprovação da Câmara Municipal. Tenho certeza que a obra de construção da sede própria da Subseção será de grande importância também para a nossa cidade, que vive um momento singular de desenvolvimento, além, é claro, de servir para receber a advocacia e a sociedade”, disse Cassaro.

Inauguração

A segunda agenda do dia foi a inauguração da sala de apoio a advogados e advogadas no Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL). O projeto foi desenvolvido pela Subseção de Colatina que esteve à frente com o suporte da Comissão da Advocacia Criminal e Política Penitenciária da OAB-ES, com o aval e o apoio da Direção da Unidade e da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). Além dos representantes da OAB, a inauguração contou com a presença da diretora da CPFCOL, Maria Aparecida de Freitas.

A sala vai beneficiar os advogados e advogadas criminalistas que passam por aquele espaço. Sua estrutura conta com mesa, cadeiras, impressora e já está sendo instalado um ar-condicionado, para oferecer condições de trabalho à classe
“A sala será de grande valia para apoiar os advogados com acomodação, privacidade e equipamentos adequados para os trabalhos, visto a localização distante dos presídios do centro da cidade”, disse a vice-presidente da 1ª Subseção e também presidente da Comissão de Prerrogativas, Michela Ferreira Dias.

Homenagem

Durante a noite, o presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, foi agraciado com menção de aplausos na Câmara Municipal de Colatina. A homenagem foi indicada pelo vereador Marcelo Pretti.

“É com grande alegria e honra que recebo essa homenagem como representante da OAB. Nossa gestão está sendo marcada pela valorização da advocacia do interior. Estamos entregando salas de apoio e novas sedes para dar mais condições de trabalho e oferecer qualidade para a advocacia capixaba. Colatina tem a 1ª Subseção da OAB no Estado. Nos fazendo presente, estamos atendendo os pleitos da classe. É importante esse diálogo com todas as instituições e os poderes Legislativo e Executivo. Muito obrigado”, disse o presidente José Carlos Rizk Filho.