Presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, participa de cerimônia de entrega de carteiras em Vitória. Veja as fotos

O presidente do Conselho Federal da OAB, Cláudio Lamachia (ao centro), e o presidente da OAB-ES, Homero Mafra, entregam carteira a novo advogado
O presidente do Conselho Federal da OAB, Cláudio Lamachia (ao centro), e o presidente da OAB-ES, Homero Mafra, entregam carteira a novo advogado


O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Claudio Lamachia, participou nesta terça-feira (23) da cerimônia de entrega de carteiras na sede da OAB-ES, em Vitória.

Lamachia veio a convite do presidente da OAB-ES, Homero Mafra, para ser o paraninfo da turma. “Vocês não têm ideia da minha alegria. Ter o Lamachia presidindo a entrega de carteiras no meu Estado é a honra maior, disse Homero na abertura da cerimônia.

Em seu discurso, o presidente Lamachia falou da alegria e da honra de estar na OAB do Espírito Santo, “liderada por Homero Mafra, participando de uma solenidade com tamanho simbolismo como esta".

"Quero, em nome  do Homero Mafra, deste presidente que  todos os senhores e as senhoras sabem, é uma liderança na OAB do Espírito Santo, é uma liderança consolidada no Brasil, na medida em que vivemos tempos tão difíceis, e a Ordem dos Advogados tem sido chamada todos os momentos para participar dos debates da vida pública, eu preciso reiterar o meu agradecimento ao coordenador do Colégio de Presidentes das 27 Seccionais da OAB, este guerreiro da advocacia, este advogado brilhante e talentoso, que é comprometido com as causas da advocacia e da cidadania, que é Homero Mafra. Na tua pessoa, Homero, o meu cumprimento a todos os advogados do Espírito Santo e especialmente meu aplauso a ti pelo que tem representado para nossa instituição e para a Ordem dos Advogados do Brasil”, disse Lamachia.

O presidente nacional da OAB também cumprimentou os diretores e presidentes de comissões da OAB-ES presentes na mesa da cerimônia e depois se dirigiu aos novos advogados e advogadas: “Neste momento, vocês estão dando um passo decisivo para serem verdadeiros defensores da liberdade, da honra, do patrimônio, da dignidade e muitas vezes da própria vida das pessoas. Porque a profissão que vocês abraçam neste momento é exatamente isso”, destacou Claudio Lamachia.

“As senhoras e os senhores passam a integrar uma instituição que é muito mais do que um conselho de classe, a OAB tem compromissos inarredáveis com a defesa das prerrogativas profissionais, com a fiscalização do exercício profissional de cada um de nós, mas também tem um compromisso institucional com a defesa do Estado Democrático de Direito, da defesa permanente da nossa democracia e da nossa Constituição, dos direitos humanos e das instituições da República. E é isso que a OAB tem feito ao longo da sua história”, declarou.

Lamachia também falou sobre as eleições do próximo domingo: “O momento que vivemos é, sem dúvida nenhuma, de muita gravidade. Vivemos uma crise ética e moral sem precedentes no Brasil. Todos nós estamos vendo o que está acontecendo, todos nós queremos mudanças. Temos o processo eleitoral no próximo domingo, tenho dito que essas eleições são as mais importantes desde a redemocratização do nosso País, mas precisamos enfrentar o processo eleitoral e os próximos tempos que virão de forma absolutamente serena e equilibrada, sem extremismos, sejam eles de direita ou de esquerda, sem agressões. O Brasil precisa mais de encontro e menos de confronto, o Brasil precisa encontrar uma linha de tolerância de ideias e de posições, porque na base da força, do extremismo, nós não chegaremos a lugar nenhum”, destacou Claudio Lamachia.

ELEIÇÕES E FAKE NEWS

O presidente da OAB-ES, Homero Mafra, iniciou suas boas-vindas aos novos advogados e advogadas citando trechos e elogiando o discurso da oradora da turma, Gabriella Kirmse do Nascimento, que disse “Vivemos tempos difíceis, tempos em que teremos que lutar intensamente contra o avanço das ideias totalitárias e pelo absoluto respeito aos direitos fundamentais”.

Homero salientou que neste trecho do discurso, a nova advogada fez uma síntese do desafio que a advocacia enfrenta: “Nós vivemos um País dividido”, disse o presidente da OAB-ES, “Nós vivemos um País em que há hoje o mais absoluto conflito de ideias, um momento em que nas campanhas políticas predominam fake news, as falsas notícias. Acusações as mais absurdas, as mais estapafúrdias”, observou.

“Vivemos um momento em que a prática democrática, o pensar diferente, não é aceito”, disse Homero Mafra, para em seguida citar o pensador Alceu de Amoroso Lima: “‘Por isso é que cada vez mais concentro na liberdade a ideia fundamental de uma sociedade justa. O limite da liberdade deve ser apenas impedir o seu abuso para oprimir os fracos ou os pobres’”.

“A advocacia não faltará a seu compromisso com a defesa das liberdades públicas”, salientou Homero Mafra. Para a advocacia, pode estar chegando mais uma vez o tempo da resistência. As liberdades públicas são essenciais ao Estado de Direito, a nossa democracia será posta à prova e nós temos o dever de resistir e dizer cada vez mais, mais democracia”.

E alertou: “Nós sabemos que vivemos uma terrível crise ética e moral nas instituições, mas nós sabemos também que por pior que seja um Congresso, ele é melhor do que Congresso nenhum, do que Parlamento silenciado. Ele é melhor do que a força bruta das ditaduras. Nós temos o compromisso com a defesa das liberdades, a Ordem dos Advogados do Brasil não faltará à cidadania brasileira”, disse Homero Mafra, finalizando seu discurso com versos de Thiago de Melo.

 Participaram da mesa da cerimônia, além dos presidentes Claudio Lamachia e Homero Mafra, o secretário geral da OAB-ES, Ricardo Brum, a secretária geral adjunta, Erica Neves, o diretor de prerrogativas, Rivelino Amaral, a diretora de Direitos Humanos, Veronica Bezerra, o presidente da CAAES, Carlos Augusto Alledi de Carvalho, a presidente da CEAIC, Natálya Assunção, o presidente da 17ª Subeseção e coordenador do Colegio de Presidentes da OAB-ES, Ítalo Scaramussa, a tesoureira da 17ª Subseção, Maiara Borges, o representante do Instituto dos Advogados do Estado, Ricardo Dalla, os conselheiros Seccionais Vladimir Soares e Flávia Aquino, e o ex-presidente da CAAES, Sebastião Gualtemar Soares.

Galeria de Fotos


    Fatal error: Uncaught exception 'Phlickr_MethodFailureException' in /home/oabesorg/public_html/vendor/alchemy/phlickr/Phlickr/Response.php:116 Stack trace: #0 /home/oabesorg/public_html/vendor/alchemy/phlickr/Phlickr/Request.php(321): Phlickr_Response->__construct('<html>\r\n<head><...', true) #1 /home/oabesorg/public_html/vendor/alchemy/phlickr/Phlickr/Api.php(561): Phlickr_Request->execute(true) #2 /home/oabesorg/public_html/pages/noticias/visualiza.php(482): Phlickr_Api->executeMethod('flickr.photoset...', Array) #3 {main} thrown in /home/oabesorg/public_html/vendor/alchemy/phlickr/Phlickr/Response.php on line 116