Palestra com professor de Direito da Universidade de Coimbra na abertura de congresso dos 30 anos do TRT-ES e MPT-ES
Começou na noite de quarta-feira (8/12), no auditório do edifício-sede do TRT-ES, na Enseada do Suá, em Vitória, o congresso Desafios Atuais e Novos Rumos do Sistema de Justiça Trabalhista, em comemoração aos 30 anos do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES) e do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES).
O destaque da noite foi a palestra do doutor em Direito e professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, João Leal Amado, que abordou o tema Os Novos Rumos do Direito do Trabalho. A programação segue até sexta-feira (10/12).
O evento é uma realização conjunta da OAB-ES, por meio da Comissão do Direito do Trabalho e Sindical; Escola Superior de Advocacia (ESA-ES); MPT-ES; TRT da 17ª Região-ES; Sindicato dos Advogados do Espírito Santo (Sindiadvogados); Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra); Associação Espírito-Santense dos Advogados Trabalhistas (Aesat); Escola Judicial (Ejud) da 17ª Região-ES e Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT).
A abertura contou com a presença do presidente da Ordem dos advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo, José Carlos Rizk Filho; do presidente da Comissão de Direito do Trabalho e Sindical da OAB-ES, Rodolfo Gomes Amadeo; do presidente do TRT-ES, desembargador Marcello Maciel Mancilha; representando o MPT-ES, o procurador do Trabalho, Marcos Mauro Rodrigues. Estiveram presentes ainda, o diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA-ES), Alexandre Zamprogno; a diretora do Sindicato dos Advogados do Espírito Santo (Sindiadvogados), Camila Gomes da Cunha Laranja, entre outras autoridades.
Após saudar a todos presentes, Rizk revelou estar emocionado, ao lembrar que, quando criança, há 30 anos, acompanhou a inauguração do TRT-ES junto com o seu pai, hoje aposentado. Ele teceu diversos elogios à nova sede e sua estrutura e destacou as realizações da Justiça. “A Justiça que funciona, incomoda. E a Justiça do Trabalho funciona, o Ministério Público do Trabalho funciona e a advocacia trabalhista funciona. Nós não temos grandes desafios estruturais com a Justiça do Trabalho, como temos em outras searas, com processos sem sentença há três, quatro, cinco anos”, concluiu, Rizk, destacando o fato de ser o primeiro advogado trabalhista presidente da OAB-ES.
“A importância desse congresso é enorme, pois não tínhamos um evento desse nível e desse porte, no Espírito Santo, na área trabalhista, há mais de 10 anos. Ficamos muito felizes com a adesão do público na abertura, com uma palestra de altíssimo nível do professor João Leal Amado. Foi uma honra poder trazer o professor da faculdade de Coimbra para palestrar para nós. Foi um momento ímpar, que demonstra a grandiosidade do nosso evento. Até o último dia, o congresso promete debates de altíssimo nível com os nossos convidados, sobre todos os assuntos envolvendo o Direito do Trabalho e o Sistema de Justiça do Trabalho”, disse o presidente da Comissão de Direito do Trabalho e Sindical da OAB-ES, Rodolfo Gomes Amadeo.
Amadeo destaca, ainda, que durante o evento, serão lançados o livro elaborado pela Comissão de Direito do Trabalho e Sindical e a revista eletrônica da Editora RTM, em homenagem aos 30 anos do TRT-ES e do MPT-ES.
O presidente do TRT-ES, desembargador Marcello Maciel Mancilha, destacou a importância do congresso e a expectativa com a sua realização. “Esse congresso é muito importante por essa iniciativa do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES), da OAB-ES, pois demonstra a união, no sentido de proteger a Justiça do Trabalho, o Direito do Trabalho e, consequentemente, a Constituição, já que é uma defesa dos Direitos Sociais. O evento também marca os 30 anos do TRT no Espírito Santo, que é uma questão muito importante para o capixaba, que passou a ter o seu Tribunal próprio. Na minha opinião, o congresso será excepcional. São juristas de renome, debatendo aspectos importantes da Justiça e do Direito do Trabalho”, disse.
O Coral da OAB-ES, formado por advogados e funcionários da Ordem, apresentou duas músicas para os participantes: “Tocando em Frente” e “Anunciação”. A regência ficou a cargo do maestro Max de Carvalho.
Serviço:
Congresso Desafios Atuais e Novos Rumos do Sistema de Justiça Trabalhista
Quando: até sexta-feira (10/12).
Palestras e workshops: 9/12, das 9h às 21h, e 10/12, das 9h às 18h.
Local: Auditório do TRT-ES.
Endereço: Av. N.S. dos Navegantes, nº 1.245, Enseada do Suá, Vitória.