Vistoria

OAB-ES vai até Complexo Penitenciário de Viana para vistoriar alojamentos de servidores públicos 

  • Comissão de Segurança Pública e Comissão de Direitos Humanos estiveram no Complexo Penitenciário de Viana com o propósito de vistoriar as estruturas destinadas ao alojamento dos servidores públicos.


No último dia 11 de maio, a OAB-ES, por meio da Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Espírito Santo (OAB-ES), e seu presidente, Fábio Marçal, e sua vice-presidente, Manuela Soares, acompanhados de um membro da Comissão de Direitos Humanos, Júlio Nonato, estiveram no Complexo Penitenciário de Viana com o propósito de vistoriar as estruturas destinadas ao alojamento dos servidores públicos.

O objetivo foi inspecionar os dormitórios e banheiros, tanto da ala feminina, quanto da masculina, além dos refeitórios e cozinhas utilizadas pelos inspetores.

Nesta diligência, a Comissão percorreu as dependências da portaria de ingresso no Complexo Prisional de Viana e também a Diretoria de Segurança Penitenciária.

A partir dessa inspeção, a Comissão fará um relatório pormenorizado, assim como encaminhamentos e expedição de ofícios às autoridades públicas responsáveis, para ciência e diálogo, visando a efetivação de melhorias ao ambiente de trabalho dos policiais penais.

Fabio Marçal destacou que “é muito importante a OAB fiscalizar os locais de trabalho dos profissionais da segurança pública. Ressaltando que as vezes são questões mínimas como a de salubridade do ambiente ou mesmo mais complexas como a da saúde mental do profissional, mas que refletem significativamente no bem-estar do servidor e, consequentemente, na qualidade do serviço prestado em prol de uma sociedade mais harmônica e segura”.

Já Manoela Soares, ressalta que: “a Comissão foi muito bem recebida pela direção da unidade que esclareceu todas as dúvidas e percorreu todos os setores de trabalho daquele posto”.

Ao longo do ano de 2022, a Comissão de Segurança Pública pretende percorrer todas as unidades prisionais da Secretaria de Justiça, inspecionando, dialogando e propondo ideias para a valorização e o respeito aos profissionais da segurança que atuam na Secretaria de Justiça.

keyboard_arrow_up