Direito Médico

OAB-ES publica Boletim Jurídico de Direito Médico




A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Espírito Santo (OAB-ES) acaba de publicar a 1ª Edição do Boletim Jurídico de Direito Médico.

O documento foi idealizado e produzido pela Comissão de Direito Médico. O lançamento aconteceu na última reunião do ano realizada na quinta-feira (9/12).

O Boletim de Direito Médico tem como objetivo propiciar o acesso, o compartilhamento e a ampla divulgação de informações que contribuem para a formação e o aprimoramento do conhecimento.

Com o ideal de servir ao advogado trazendo conteúdo relevante, a proposta coleciona artigos, notícias, debates, crônicas e jurisprudências atuais que afloram reflexões sobre temas e pontos de contato do universo multidisciplinar abrangidos pelo Direito Médico.

“Um projeto consolidado a partir do esforço conjunto de colaboradores voluntários, que pensam no outro e no progresso da OAB-ES como uma instituição efetivamente representativa, democrática, contemporânea e competente na defesa dos direitos e garantias fundamentais. Trata-se de um grupo de seletos advogados, cujo quilate se aprecia na entrega, nos valores, nos princípios e nas virtudes, destacando-se com excelência em obra e devoção institucional a serviço da advocacia capixaba.  Me sinto bem representado na coordenação dos atos e ações – todos bem concatenados, com os membros que integram a estrutura da Comissão de Direito Médico presidindo com sobriedade e equilíbrio, prestando suporte necessário para que todos tenham a mesma oportunidade. O Boletim de Direito Médico é resultado do empenho, da competência e da coragem desse grupo que aceitou o desafio. Tentamos traduzir em alguns textos o trabalho que desenvolvemos pela Comissão durante o ano de 2021 e esperamos que esse seja um projeto que contribua com aqueles que militam no direito médico”, ressaltou o presidente da Comissão, Eduardo Merlo Amorim

Os coordenadores científicos e técnicos também falaram sobre o projeto:

"O Boletim de Direito Médico é o resultado da reunião de profissionais qualificados, competentes e dispostos a assumir desafios e contribuir para a advocacia capixaba, democratizando e compartilhando saberes", afirmou o advogado Alexandre de Souza Machado.

"O Boletim de Direito Médico é o resultado dos esforços de advogados atuantes e comprometidos com o estudo e a pesquisa sobre o Direito Médico”, comentou a membra Margareth Vetis Zaganelli.

“O projeto surgiu do interesse dos membros da Comissão de Direito Médico da OAB-ES em externar os debates internos, a fim de difundir, contribuir e aprimorar a discussão de assuntos relevantes e atuais da área médico-jurídica”, disse também a advogada Victoria Ferreira de Resende.

“Esse estudo da Comissão é um material rico de experiências dos competentes advogados atuantes e estudiosos do Direito Médico. Na obra minha e de um colega, optamos por escrever uma crônica, uma história ficta sob o olhar não do advogado, mas do médico que recebe uma intimação judicial por suposto erro. É importante para nós advogados a reflexão de como alguém de fora do Direito sente a vivência judicial”, ressaltou também um dos coordenadores, Ianauan da Costa Jucá.

Clique aqui  e confira o Boletim
keyboard_arrow_up