Direito Sistêmico

OAB-ES lança Cartilha do Advogado com Postura Sistêmica, nesta sexta-feira (27/08)




Acontece nesta sexta-feira (27/08), o lançamento da Cartilha do Advogado com Postura Sistêmica. O evento da Comissão de Direito Sistêmico da OAB-ES irá ocorrer, via aplicativo Zoom, às 19h30. Também será transmitido pelo canal do Youtube, OAB-TV ES.

Clique aqui para fazer a inscrição

Estão confirmadas as presenças do procurador do Estado do Acre e Presidente da Comissão de Direito Sistêmico OAB/AC, Luciano Trindade; da advogada sistêmica e vice-presidente da Comissão de Direito Sistêmico da OAB/Campinas, Marisa Ecke; do neuropsicólogo, trainer em Constelação Familiar e Organizacional, Luciano Alves; e do Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, titular da 2ª Vara Cível da Comarca de União dos Palmares, Yulli Rotter.

Participarão, ainda, o advogado, especialista em mediação, Rhiani Salamon Riani; a advogada especialista em mediação, Ana Luiza Isoldi; o advogado que é presidente da Comissão de Direito Sistêmico do Fórum do Tatuapé (SP), Fernando Cattelan; o professor, advogado especialista em mediação, Ricardo Goretti e a advogada e professora da FDV, Gilsilene Passon.

A Advocacia Sistêmica foi implementada por Eunice Schlieck, fundadora da Primeira Comissão de Direito Sistêmico da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Santa Catarina, e pioneira do movimento no âmbito da OAB, bem como coordenadora Nacional do Núcleo de Direito Sistêmico da ESA Nacional, Escola Superior da Advocacia, triênio 2019/2022. Destaca-se também sua coordenação e contribuição para a publicação da Primeira Cartilha sobre Direito Sistêmico da OAB, Seccional Santa Catarina, fato que chamou a atenção de diversos colegas e hoje já conta com mais de cem outras Comissões de Direito Sistêmico espalhadas pelo Brasil.

Em novembro de 2019, os professores Luciano Alves, Eunice Schlieck e Yulli Roter participaram de um evento promovido pela OAB-ES, trazendo diversas abordagens sobre como exercer a Advocacia Sistêmica.

“A Cartilha do Espírito Santo será a segunda produzida no Brasil por uma Comissão de Direito Sistêmico. Hoje, já deve ter quase 200 Comissões. Ou seja, é um marco histórico e pertence a toda a classe da advocacia. Mas foi produzida pela nossa OAB-ES”, destaca a presidente da Comissão de Direito Sistêmico da OAB-ES, Elseana de Paula.

Em 2021, inspirados pelo evento de 2019, os integrantes da Comissão de Direito Sistêmico pensaram em elaborar um documento que trouxesse uma forma ampliada de ver a Advocacia Sistêmica, em decorrência do que haviam vivenciado nas suas atividades profissionais, respeitando formas diversas de percepção do tema.

A Comissão de Direito Sistêmico destaca que a Cartilha não tem a pretensão de ser definitiva e, desde já, pensa-se em revisões periódicas. Para tanto, destaca-se a cooperação dos coordenadores, Ludmila Abreu e Yulli Roter.

“Este trabalho tem como primeiro e maior objetivo contribuir com o aperfeiçoamento do profissional do Direito, no tocante à administração da justiça como preconiza nossa Constituição Federal. Com certeza, a Cartilha é um pontapé inicial, mas de muito valor àquele que acredita na missão de apoiar o seu cliente na solução de conflitos”, conclui Elseana de Paula.

Confira os convidados na galeria de imagem.

keyboard_arrow_up