Nova sede da Subseção de Alegre é mais um marco na interiorização da Ordem



A interiorização dos serviços da Ordem, uma das marcas da atual gestão da Seccional, deu mais um importante passo com a inauguração da sede própria da 7ª Subseção, que atende os advogados de Alegre, Ibitirama, Jerônimo Monteiro e Muniz Freire . A cerimônia foi realizada no último dia 12. Confira aqui as fotos.

Presente à solenidade, o presidente da OAB-ES, Homero Junger Mafra, destacou a atuação e empenho do presidente da 7ª Subseção, Celso Piantavinha, para a concretização da obra. “Se esta obra tem um autor, este autor é Piantavinha. Cada centavo foi rigorosamente aplicado em benefício da advocacia. Feliz a advocacia de Alegre porque tem Celso Piantavinha como presidente, porque tem uma sede própria e bem equipada.”

O presidente da OAB-ES ressaltou, também, que ainda neste ano nenhuma subseção funcionará mais dentro de fóruns. “Até outubro, última Subseção que ainda funciona dentro de um fórum, a de Itapemirim, terá sua sede.”

O presidente da 7ª Subseção fez um retrospecto das etapas cumpridas até a construção da nova sede, destacando a doação do terreno feita ela Prefeitura de Alegre, por meio da Lei 3.095/2010, sancionada pelo prefeito José Guilherme Gonçalves Aguilar.

Piantavinha lembrou que o presidente da Seccional “homologou o pleito da subseção e abraçou o projeto de construir a nova sede”. Falou também do apoio recebido pelo Conselho Federal da Ordem, que viabilizou a verba necessária para a execução da obra.

Celson Piantavinha afirmou que nesta nova sede, construída em três pavimentos, será possível oferecer aos advogados, sobretudo a aqueles em início de carreira, boas condições de trabalho, já que estarão à disposição, salas de atendimento, sala de pesquisa, biblioteca, auditório para 60 pessoas, área de convivência, e equipamentos novos de informática.

“Esse espaço, além de importante conquista para a advocacia capixaba, constitui também para a sociedade como um todo, de modo que não se pode perder de vista que a OAB não representa só uma entidade de classe, mas transcende também a barreira corporativista pautando sua atuação na defesa instransigente da democracia, da cidadania, dos direitos fundamentais do cidadão, e do fortalecimento do Estado Democrático de Direito, afinal, como assevera a Carta Magna, o advogado é indispensável à administração da justiça”, acrescentou Piantavinha.

Durante a solenidade, foi feita uma homenagem especial a João Albertasse, primeiro advogado a presidir a 7ª Subseção. O auditório instalado na nova sede tem seu nome. Familiares do advogado estiveram presentes.

Presente à solenidade, o advogado Daniel Freitas Junior,  que durante 19 anos presidiu a Subseção de Guaçuí, fez questão de destacar a gestão do atual presidente da OAB-ES: “O que o interior tem tido de assistência na gestão dele, em momento nenhum anterior nós tivemos.”

O evento contou com a presença de inúmeras autoridades locais, advogados e advogadas da região, acompanhados de seus familiares. Da solenidade participaram o diretor tesoureiro da OAB-ES, Vinícius José Lopes Coutinho, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAA-ES), Carlos Augusto Alledi de Carvalho, o controlador do município de Alegre, Roberto Carneiro Soares, os presidentes das Subseções de Iúna, de Caraciacia e de Vila Velha, Nilton Martins Figueiredo, Aloísio Lira e Ricardo Holzmeister, respectivamente, o representante do 3º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Alegre, tenente-coronel Alexandre Quintino, e a promotora de Justiça, Neuza Soares Gonçalves Mação.

Além do advogado Celso Piantavinha, também integram a Diretoria da Subseção: Sérgio Santos Espinoso (vice-presidente); Luiz Felipe Mantovaneli (secretária geral); Maria Helena Mazzon (secretária geral adjunta); e Helton Guerra Jaccoud (tesoureiro).

A Lira “Carlos Gomes” se apresentou durante a cerimônia de inauguração. No coquetel oferecido após a solenidade oficial, no Imperial Hall, a apresentação ficou por conta da Camerata da Escola de Música Saint’Clair Pinheiro.

 

keyboard_arrow_up