Solenidade

Mais 74 novos advogados recebem carteira da Ordem em cerimônia on-line



A OAB-ES já entregou mais de 400 carteiras digitais abrangendo Subseções de todo Estado desde o início da pandemia do coronavírus, sendo a primeira Seccional a realizar cerimônias on-line desta modalidade.

Na tarde desta quarta-feira (15/07), foi realizada a 7ª solenidade on-line com a participação de 74 bacharéis em Direito dos municípios de Colatina, Cachoeiro, Linhares, Guarapari, Barra de São Francisco, Vila Velha, Itapemirim, Cariacica, São Mateus, Nova Venécia, Iúna, Serra e Vitória. Eles receberam suas carteiras e estão aptos para o exercício da profissão.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Seccional Espírito Santo, José Carlos Rizk Filho.

A leitura do juramento foi feita pela bacharel em Direito Grabiella Rodrigues Vieira, que também recebeu a sua carteira junto com os demais colegas. Após o compromisso, foi passada a palavra para a oradora da turma, Caroline Rossi do Carmo.

A paraninfa da turma foi a presidente da 3ª Subseção de Linhares, Alcídia Pereira de Paula Souza, que cumprimentou o presidente José Carlos Rizk Filho e a todos os presentes. Em seu discurso, ela ressaltou a luta que a seccional tem feito em prol das prerrogativas do advogado. “Nós tivemos recentemente a atuação do doutor Bem-Hur (Farina) e gostaria de parabeniza-lo pelo trabalho que ele tem desenvolvido. Um trabalho que nos dá orgulho e isso engrandece a classe. Essa atuação nos dá orgulho de ser advogados que exercem a profissão com zelo e respeito”, disse.

“Quando a gente busca um objetivo, a gente alcança. E o objetivo de ser advogado é saber que tem que exercer a advocacia com zelo, transparência, com dedicação, com ética e com muito respeito”, finalizou.

O maestro do Coral da OAB-ES, Max de Carvalho, apresentou as músicas Tocando em frente, de Almir Sater, e Anunciação, de Alceu Valença, para os participantes da solenidade on-line

O presidente da da Comissão da Jovem Advocacia, Baltazar Bittencourt, também recebeu os novos advogados. “Em nome da Comissão da Jovem Advocacia recebemos e damos as boas-vindas aos novos colegas, em mais uma solenidade virtual, demonstrando assim que a OAB/ES não para. A Jovem Advocacia encontra-se de portas abertas para recebê-los e auxiliá-los no que for necessário. Temos que sempre buscar as prerrogativas dos advogados, mas sempre lembrando de não se diminuir diante dos maiores e nem ser arrogantes perante os miseráveis. As ações devem ser sempre pautadas na ética na honestidade”.

O presidente da Caixa de Assistência ao Advogado do Espírito Santo (Caaes), Aloísio Lira, também parabenizou os novos profissionais. “A Caixa é um braço assistencial da OAB. Convido vocês a conhecerem o site da CAAES e a conhecerem os benefícios”

O presidente José Carlos Rizk Filho fez um breve discurso para finalizar a solenidade e falou sobre os projetos da Ordem. “Começamos a pandemia fazendo entregas on-line e fomos a primeira Seccional do Brasil ter essa iniciativa. E realizar essas solenidades on-line recarregam nossa energia, já que não podemos abraçar cada um de vocês neste momento. Temos realizado vários projetos na Ordem e um deles é o Meu Escritório, projeto que foi pensado com carinho para vocês jovens advogados. O escritório é um espaço que vocês podem usar e foi todo equipado para atender inclusive durante a pandemia, mas claro que com todos os protocolos de segurança”.

O presidente ressaltou ainda as batalhas enfrentadas pela Ordem. “Recentemente estamos lutando junto com a Igreja Católica e a Igreja Evangélica em um enfrentamento respeitoso do projeto do Tribunal de Justiça para não extinguir 27 fóruns no Espírito Santo. E estamos trabalhando para garantir as prerrogativas dos advogados, porque ser advogado é não ver por que você está ajudando a não ser para garantir o Estado Democrático, porque sempre falamos por alguém. A partir de hoje vocês falarão sempre por alguém”.

keyboard_arrow_up