Curso de Capacitação

Curso “A Atuação dos Advogados nos Crimes Digitais” e´sucesso de público e terá a duração de oito dias

  • Ricardo Brum disse ser a ESA um dos pilares do trabalho da OAB-ES nos últimos três anos. E utilizou números para argumentar mostrando que em 2015, a Ordem certificava 5.500 alunos e ao final de 2018 serão certificados quase 11 mil alunos.


Crimes contra a honra (injúria, calúnia e difamação), furtos, extorsão, ameaças, violação de direitos autorais, pedofilia, estelionato, fraudes com cartão de crédito, desvio de dinheiro de contas bancárias. A lista de crimes cometidos por meio eletrônico é extensa e sua prática tem aumentado geometricamente com a universalização da internet. Logo, uma vez sendo vítima de um destes crimes, deve-se consultar um advogado especializado.

Esta ideia juntou dois especialistas para a realização do curso de capacitação “A Atuação dos Advogados nos Crimes Digitais”, que teve início ontem (20) e continua acontecendo nos dias 21, 22,23,24,27,28 e 29/08, na sede da Escola Superior de Advocacia (ESA), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES). Os especialistas professores são: Eduardo Pinheiro Monteiro, mestrando em Políticas Públicas, instrutor da Academia de Polícia Civil e Elaine Sperandio Martins, especialista em Direito Digital, advogada, graduada em Ciências da Computação, pós-graduada em direito Digital e Compliance, pós-graduada em Direito Constitucional e membro da Comissão de Tecnologia da OAB/ES. 

 

Ao fazer a introdução do curso, o instrutor da Polícia civil, Eduardo Pinheiro Monteiro, explicou que “nós temos conhecimentos distintos de tal forma que vocês irão aproveitar melhor os ensinamentos. Eu tenho conhecimento mais da prática, da investigação de crimes cibernéticos ou crimes virtuais e a doutora Elaine é formada em direito digital e tem a teoria e a atuação do advogado no dia a dia.”

E salientou: “ainda pensamos neste curso porque, no meu trabalho, vejo muitos advogados perdidos sem saber como orientar e acaba comprometendo o sucesso de um caso por falta de conhecimento. Não soube preservar as evidencias. Não soube por onde começar. Não soube o que pedir na queixa crime. Não sabe fundamentar na Legislação. Não soube colocar um endereço de um provedor. Então, o objetivo deste curso, nestes oitos dias, é conceder a vocês todas estas informações. Quem participar vai ter condições de orientar e de atuar de uma forma intensa nesta área que cresce em todo o mundo. Sabemos que tudo está migrando para o ambiente digital – os produtos, os serviços e, logicamente, os crimes", finalizou.

Foram disponibilizados somente 30 vagas em um curso com uma moderna tecnologia que estará à disposição de professores e alunos com acesso a recursos multimídia, Datashow e laboratório de informática com acesso à internet. 

 

Abertura do curso

 

Ao fazer a saudação de boas-vindas, a presidente da Comissão de Tecnologia e Informação, Dyna Hoffmann, explicou que o curso é mais um projeto da Comissão que nos últimos três anos fez o Laboratório Digital, as Brigadas PJ Calc e vários cursos de PJE. E segundo ela faltava expandir, trazendo uma nova realidade para a advocacia capixaba. “Então, desta vez trouxemos o curso de capacitação A Atuação dos Advogados nos Crimes Digitais que vai trazer muita prática para o dia a dia para os advogados que militam na área de crimes eletrônicos”, disse ela.  

 

Ricardo Brum fez questão de falar sobre a sua satisfação em representar a diretoria na abertura do curso afirmando ser a OAB uma instituição que vive das pessoas e que são elas que fazem o seu dia a dia. “A Ordem vive dos relacionamentos que são criados. Vive desta construção cotidiana que é feita com serviço voluntariado de cada um”, para em seguida destacar o trabalho da advogada Dyna Hoffmann frente à Comissão de TI. Para ele, “a advogada esteve presente em todas as tomadas de decisões no que se refere a tecnologia de informação, então, estar aqui e reconhecer, em público, todo o trabalho que você fez é muito bom. Agradecer sua colaboração e dizer que os três anos que caminhamos em conjunto foram maravilhosos e produtivos. ”



keyboard_arrow_up