Telemedicina

Comissão de Saúde da OAB-ES promove o evento “Telessaúde: Perspectivas de sua Implantação” no dia 29 de junho

A Comissão da Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Espírito Santo (OAB-ES) realizará o evento “Telessaúde: Perspectivas de sua Implantação”, que ocorrerá no dia 29 de junho, das 14h30 às 18h00. As palestras serão no auditório da Seccional, com transmissão pelo canal do YouTube da OAB-TV.

Inscreva-se clicando aqui

O encontro tem como objetivo abordar e disseminar o conhecimento de toda a temática da Telessaúde (Telemedicina) sob os aspectos legislativos e seus impactos legais, de acordo com a ótica da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Além disso, o cunho educacional e de formação profissional, bem como a melhoria de acesso com redução de custos também serão temas debatidos.

O presidente da Comissão da Saúde, Marcuz Luiz Moreira Tourinho, explica que a medicina sempre evolui, novas tecnologias e práticas sempre estão surgindo e sendo incorporadas e a pandemia acelerou alguns desses processos.

“A telemedicina, restrita a atendimento médico, por exemplo, é um desses casos. No entanto, a atenção integral à saúde de pacientes é sempre desenvolvida por equipe multidisciplinar. Por isto, é imprescindível incluirmos todas as atividades profissionais da área, usando um conceito mais amplo, que é a Telessaúde”, explica.

Segundo ele, o objetivo do evento é discutir a telessaúde, permitindo aos participantes conhecer melhor a grande diversidade de aspectos que envolvem esta nova forma de prestar assistência em saúde.

“As inscrições são gratuitas e contamos com a participação de todos para enriquecer este importante debate”, conclui.

Confira a programação abaixo:

14:30 – Formação de Mesa;
14:40 – Abertura do evento pelo Presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho; e pelo Presidente da Comissão da Saúde da OAB-ES, Marcus Luiz Moreira Tourinho;
14:50 – Deputada Federal Soraya Manato (PTB-ES) “Projetos de Lei nº 1998/2020 (Câmara dos Deputados) e nº 4223/2021 (Senado Federal);
15:20 – Renato Battaglia “A Telessaúde na Prática e os Impactos Legais”;
15:50 – Marcello Dalla Bernardina Dalla “Aspectos Educacionais e Formação Profissional para a Telessaúde”;
16:20 – Gustavo Peixoto Miguel “Telessaúde: Prestação de Serviços e Melhoria de Acesso com Redução de Custos”;
16:50 – Lécio Silva Machado “A Proteção de Dados na Telessaúde à Luz da LGPD”; 17:20 – Abertura para Perguntas e Debates;
18:00 – Encerramento.