Outubro Rosa

Comissão da Saúde e da Mulher Advogada realizam ação para falar sobre prevenção de câncer de mama




A saúde da mulher é um tema bastante debatido ao longo deste mês, principalmente, devido às ações da campanha do Outubro Rosa, que envolvem a prevenção ao câncer de mama. E, pensando nisso, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Espírito Santo (OAB-ES) promoverá, no dia 28, às 18h, um trabalho ao lado da Comissão da Saúde e da Comissão da Mulher Advogada.

Especialistas da área da saúde e da beleza irão debater, em uma live on-line, o tema: “Vamos falar de prevenção, cuidados e saúde da mulher”. Participarão a oncologista Cintia Elaine Nascimento Givigi; a ginecologista Madalena Oliveira Bandeira de Mello; a psicóloga Luanna Mattanó; a assistente social Bianca Beraldi Xavier e o cabeleireiro especialista em perucas, Dirceu Paigel. A transmissão será via aplicativo Zoom, no ID 964 7936 2390 e, também, pelo canal do YouTube, OAB-TV ES.

"A Comissão da Saúde tem se preocupado em realizar diversos eventos abordando tanto a saúde pública quanto a saúde suplementar. Todos podem ser assistidos no canal do YouTube, OAB-TV ES. Dentre as produções, estão aquelas relativas ao 'Calendário das Cores', de iniciativa do Ministério da Saúde. Pois bem, o Outubro Rosa é uma programação destinada a esclarecer, lançar luz, sobre a questão do câncer de mama, não só para o público feminino", explica o presidente da Comissão da Saúde, Marcus Luiz Moreira Tourinho.

Tourinho fala, também, sobre o trabalho conjunto com a Comissão da Mulher Advogada. “Desde o ano passado, a Comissão da Saúde, em uma enriquecedora parceria com a Comissão da Mulher Advogada, vem desenvolvendo um trabalho no sentido de divulgar e, principalmente, esclarecer o público através de palestras com especialistas sobre a temática. Foram detectados inúmeros nichos populacionais e sociais, nos quais o desconhecimento sobre o assunto é imenso. E a falta de conhecimento contribui, enormemente, para o aumento do número de óbitos em decorrência do diagnóstico tardio”.

O presidente da Comissão da Saúde destaca a importância de se debater o assunto. "Não só as mulheres mas os homens também. Sim, companheiros, filhos, irmãos e pais devem ter conhecimento do tema e suas vertentes diagnósticas e de tratamentos, para auxiliarem, na forma possível, as mulheres nesses momentos tão sofridos de suas vidas. Bem, a intenção, como aqui já dito, é trazer especialistas (médicas, assistentes sociais, psicólogas e outros profissionais) que contribuam com seu conhecimento técnico e vivência para esclarecer as formas de detecção precoce e como lidar com as sequelas físicas e psicológicas inerentes ao tratamento. Neste ano, além do câncer de mama, o evento promoverá, também, uma abordagem mais ampla sobre os cuidados com a saúde da mulher".

A Comissão da Mulher Advogada reforça o convite para o evento. “Por meio desse projeto, a Comissão da Saúde e a Comissão da Mulher Advogada pretendem orientar e alertar sobre a prevenção ao câncer de mama. O evento contará com profissionais renomados. É muito importante o auto cuidado e levar informação sobre saúde, em especial, dessa tão temida doença para nossas advogadas. Todos estão convidados”.
keyboard_arrow_up