Apoio ao empreendedor

Começa nesta terça-feira (05/10), no Sebrae/ES, o Salão do Empreendedor em comemoração ao Dia das Micro e Pequenas Empresas

Os empreendedores capixabas podem participar, a partir desta terça-feira (05/10), até o dia 07/10, do Salão do Empreendedor, que acontece na Praça do Papa, em Vitória. O evento, que conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Espírito Santo (OAB-ES), é em comemoração ao Dia das Micro e Pequenas Empresas (05 de outubro) e oferta, de maneira gratuita e presencial, uma série de capacitações, orientações jurídicas e contábeis, acesso ao microcrédito, além de um espaço para resolução de conflitos extrajudiciais, entre outras ações.

A iniciativa envolve o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebra-ES), em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), a Prefeitura Municipal de Vitória, o Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES), a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Espírito Santo (Faciapes), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória (CDL Vitória) e o Sindicato dos Advogados no Estado do Espírito Santo (Sindiadvogados) .

“O Salão do Empreendedor é um espaço único, onde os micro e pequenos empresários capixabas encontram diversos serviços e produtos voltados para atender às suas demandas, além de poderem participar de ciclos de palestras que contribuem para o desenvolvimento do negócio”, destaca a gerente do Sebrae/ES, Adriana Rocha.

“Estaremos no Salão do Empreendedor através da Comissão Especial da Advocacia Empreendedora e de Defesa dos Direitos das Micro e Pequenas Empresas da OAB-ES, com orientações jurídicas sobre várias áreas do Direito, todas voltadas para a realidade dos pequenos negócios”, explica o presidente da Comissão, Marcelo Cordeiro Alvarenga.

O evento tem como foco os microempreendedores individuais, microempresários e donos de pequenas empresas e também é aberto ao público. Somente para o ciclo de palestras, é  necessário fazer inscrição. O funcionamento será das 9h às 19 horas, com exposição e venda de produtos do artesanato capixaba

Todos os protocolos de prevenção a Covid-19 são respeitados. Os participantes passam por aferição de temperatura e devem fazer uso de máscara e praticar o distanciamento social.

Acesso ao Microcrédito

Empreendedores formais e informais que não conseguem oferecer garantias ao sistema financeiro tradicional, mas ainda assim desejam acesso ao crédito, podem buscar o serviço de microcrédito, com empréstimos de baixos valores, através da Aderes.

Atendimento ao MEI

Os MEIs que buscam por orientação a respeito de assuntos contábeis e fiscais podem procurar os serviços oferecidos pelo CRC-ES no Salão do Empreendedor. Os atendimentos serão para: migração de porte (MEI para ME/ ME para MEI); orientação sobre Imposto de Renda da Pessoa Física para quem é MEI; Imposto de Renda X DASN; contratação de funcionário, entre outros.

Orientações às MPES

Os empreendedores interessados em conhecer ferramentas que auxiliam na gestão de suas empresas podem buscar, no Salão do Empreendedor, pelos serviços oferecidos pelo Sebrae/ES, CDL Vitória e Faciapes. Além de temas como gestão, o Salão vai oferecer orientações jurídicas através da OAB-ES, sobre várias áreas do Direito, todas voltadas para a realidade das micro e pequenas empresas.

Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem

A Faciapes ainda vai oferecer uma ferramenta para as micro e pequenas empresas resolverem seus conflitos de forma extrajudicial. O serviço contribui para a construção de relações mais harmoniosas entre as empresas e a sociedade civil.

Palestras

O Sebrae/ES vai oferecer o Ciclo do Empreendedor, com cinco palestras gratuitas durante o evento, abordando o comportamento do consumidor, vendas pela internet, formalização, entre outros assuntos. Os interessados em participarem das palestras, devem fazer inscrição.

Inscreva-se para as palestras e acesse a programação clicando aqui

Além do Ciclo, o Salão do Empreendedor também vai abordar o tema Outubro Rosa, sobre prevenção ao câncer de mama, com a palestra “Prevenção é Essencial”, realizada pela Afecc, no dia 07 de outubro, às 15h30. Não é necessário inscrição para participar.

Clientes estão procurando experiências e não ofertas

Horário: 14 às 15h

Como Ser um Empreendedor de Sucesso!

Horário: 10 às 12h

Facebook - De Rede a Máquinas de Vendas