Centenas de advogados e estudantes participam de ciclo de palestras da Semana do Advogado



Centenas de advogados e estudantes de direito participaram do ciclo de palestras organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Espírito Santo (OAB-ES) e a Escola Superior de Advocacia (ESA) e realizado no Centro de Convenções de Vitória nesta quinta (05) e sexta-feira (06). O tema central foi "Direito em Tempos de Neoconstitucionalismo".

Na solenidade de abertura, o secretário adjunto da ESA, Nelson Camatta Moreira, fez questão de enfatizar a importância do evento: "Nosso objetivo é discutir o direito compartilhando idéias, angustias e algumas percepções sobre os fenômenos políticos que abalam e que instigam o nosso pensamento, tanto na advocacia quando no meio acadêmico. O lema da ESA é atender as demandas dos advogados, dos estudantes de direito e da sociedade em geral", afirmou Nelson.

O presidente da OAB-ES, Homero Junger Mafra, por sua vez, enfatizou a presença de toda a diretoria da Ordem na solenidade de abertura do ciclo de palestras: "Toda a diretoria está presente, porque, para nós da OAB-ES, a advocacia rima com academia."

Homero Mafra também externou o sentimento de ser advogado aos estudantes presentes: "Nós somos portadores de esperanças, portadores de alegrias. Nós somos aqueles que devolvem a liberdade ou o patrimônio. Nós somos, então, os que têm a mais bela das profissões humanas. A advocacia é bela, a advocacia emociona."

O presidente da Ordem lembrou que já está firmado um convênio com a Associação de Advogados de São Paulo para realização de ensino à distância. "Em todas as sedes de subseção, sem exceção alguma, haverá uma antena parabólica transmitindo os oito cursos mensais que a AASP faz a todos os seus associados. Essa é mais uma ação de uma gestão comprometida com a advocacia", disse.

Ele aproveitou a ocasião para homenagear o conselheiro federal Djalma Frasson. "O que estamos assistindo, esse ciclo de palestras dessa magnitude na ESA, é a continuação do trabalho que Djalma Frasson iniciou e o fez bem."

A primeira palestra da noite foi ministrada pelo conselheiro da OAB-MG e pós-doutorado pela universidade de Harvard, José Alfredo de Oliveira Baracho Jr., que falou sobre os aspectos atuais da jurisdição do STF. Em seguida, o debate acadêmico continuou com o mestre pela PUC/RJ, doutor pela UGF/RJ e professor da UFES, Geovany Jeveaux, que falou sobre súmula vinculante.

Durante toda a sexta foram realizadas palestras, transmitidas também pelo site da OAB-ES em tempo real.

 

Crédito da foto: Gustavo Louzada

 

06/08/2010
keyboard_arrow_up