Saúde Mental
Atendimento psicológico da OAB-ES registra mais de 150 escutas on-line em pandemia
Para auxiliar na saúde mental dos advogados durante o isolamento social devido à pandemia do coronavírus, a OAB-ES vem prestando atendimento psicológico on-line, além do serviço já oferecido pela CAAES.
Desde o final de março, quando iniciou o serviço, até o início de maio, já foram registrados mais de 150 atendimentos para 52 advogados.
A Ordem contratou o atendimento da psicóloga e psicanalista Rosânea de Freitas para realizar sessões on-line. Em seis semanas de trabalho, foram realizados 150 atendimentos a 35 advogados que fizeram contato para agendamento de consultas, inclusive, pacientes que residem em diversos municípios capixabas e até na Inglaterra.
“A inciativa da OAB-ES foi muito interessante. Neste período de isolamento social muitas pessoas tiveram os atendimentos psicológicos suspensos, inclusive aqueles que, exatamente neste momento, precisaram de um ajuda psicológica com as mais diversas situações que se agravaram em função da quarentena, como ansiedade, estresse, preocupação com seus familiares e transtornos psíquicos. Está sendo um trabalho importante de escuta e de possibilidade dessas pessoas se organizarem melhor, falarem um pouco de suas angustias e conflitos promovendo saúde mental e saúde emocional. Foi uma oportunidade muito bacana de estar com a OAB-ES nessa empreitada”, ressaltou Rosânea de Freitas.
E para reforçar o serviço psicológico, a Ordem convidou a psicóloga e psicanalista Dayse Rangel para realizar também os atendimentos. Desde o dia 27 de abril até o dia 7 de maio, ela atendeu 17 pacientes em um total de 25 sessões de psicoterapia em caráter emergencial na modalidade de teleatendimento.
“Essa iniciativa da OA-ES é de grande importância, principalmente por oferecer aos advogados a possibilidade de receber um acolhimento e uma escuta qualificada nesses tempos difíceis onde o sujeito se vê frente a uma situação de tensão, ansiedade e incertezas, esteja ele em isolamento ou trabalhando fora de casa neste momento. Essa escuta qualificada pode oferecer um suporte emocional frente às mudanças impostas seja pelo imperativo da doença, seja pelo agravamento de situações econômicas e/ou pelo isolamento social. Oferecemos nesta escuta o acolhimento, reforçando a possibilidade de reduzir a ansiedade, com modos mais efetivos de adaptação e enfrentamento”, destacou Dayse.
Atendimentos psicológicos da CAAES
A CAAES, que já oferecia atendimento para a advocacia capixaba antes da pandemia do coronavírus, também registrou um aumento de mais de 50% pela Área de Assistência Psicológica durante o isolamento social.
Os atendimentos, antes presenciais, agora são realizados por meio de plataformas digitais seguras e autorizadas pelo Conselho Federal de Psicologia. Os Advogados interessados podem enviar e-mail para assistencia.psicologica@caaes.com.br ou pelo WhatsApp 98827 1687. As sessões são realizadas com o psicólogo e psicoterapeuta da CAAES, Elias Gomes.
“Nestes tempos de pandemia houve um aumento significativo na procura por parte dos Advogados pela Assistência Psicológica. É um fenômeno que reproduz a busca da sociedade como um todo para lidar com as dificuldades com a saúde emocional. É inegavelmente um momento complexo e desafiador até para os mais experientes. Enfrentar as adversidades apoiado por um profissional da Psicologia pode contribuir de forma significativa para se chegar bem ao final deste período de isolamento”, comentou o psicólogo.
A CAAES promoveu também em suas redes sociais lives com a temática voltada para saúde emocional e estratégias para lidar com este momento de crise.

