Advogados trabalhistas lamentam morte de Eustachio Ramacciotti



A notícia do falecimento do advogado Eustachio Domicio Lucchesi Ramacciotti, na tarde desta terça-feira (25), em sua residência, foi recebida com profundo pesar pelos advogados trabalhistas capixabas. Ramacciotti tinha apenas 47 anos, era diretor do Sindiadvogados e um profissional admirado pelos colegas.

Presidente do Sindiadvogados e secretário geral da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Espírito Santo (OAB-ES), o advogado trabalhista Ben-hur Brenner Dan Farina expressou seu pesar lembrando a atuação destacada de Ramacciotti como profissional e também como dirigente sindical. "Ele é nascido em Salvador, morou muitos anos no Rio de Janeiro, mas veio para Vitória e amava nossa terra. Era um diretor atuante, militante, sempre preocupado em propiciar o melhor para a categoria", afirmou Ben-hur Farina.

Ele ressaltou a participação de Ramacciotti no movimento para garantir que a quarta vaga do TRT-ES fosse ocupada pelo quinto constitucional da advocacia. "Em que pese a Ordem ter obtido êxito no CNJ, ele, desde o início das discussões, nos municiou com conteúdo e jurisprudências."

Ben-hur Farina também fez questão de frisar que a realização do velório da sede da OAB é um modo homenageá-lo.

A advogada trabalhista Simone Malek, que também é membro da diretoria do Sindiadvogados e conselheira seccional, afirmou que a morte do colega foi recebida com extrema tristeza entre os advogados trabalhistas: "Além de brilhante profissional, perdemos um excelente amigo."

Simone Malek destacou, ainda, a atuação de Eustachio Ramacciotti como dirigente sindical. "Ele sempre demonstrou preocupação com o lado social, combatendo todo o tipo de discriminação. Ele nos ajudou muito efetuando defesas e ingressando na Justiça do Trabalho em favor dos advogados, além de participar de todos os nossos eventos voltados para o exercício da cidadania."

A secretária geral da Associação Espírito Santense dos Advogados Trabalhistas, Anabela Galvão, lamentou o falecimento do colega. "Em todos os momentos que lutamos por causas da categoria ele sempre esteve presente. No trabalho, sempre manteve uma postura ética, além de ser um colega muito alegre", afirmou Anabela Galvão. Ela também fez questão de destacar a participação do advogado no movimento para que a quarta vaga do TRT-ES fosse ocupada pelo quinto constitucional da advocacia.

Para o advogado trabalhista Fernando Madeira, Eustachio Ramacciotti "se enquadra na categoria dos vencedores". "Como amigo, digo, resumidamente, que trabalhamos juntos ao longo de dez anos e nunca tivemos nenhum problema sequer."

Também presente ao velório, o advogado Stephan Eduard Schneebeli se referiu a Eustachio Ramacciotti como um advogado com "a" maiúsculo. Schneebeli destacou a postura ética do colega, seu perfil de uma pessoa sempre muito afável e de conduta ilibada.

Ao longo do dia o velório foi realizado na Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAA-ES), no andar térreo do edifício Ricamar, onde funciona a sede da OAB-ES. O velório prosseguirá no Cemitério Jardim da Paz, em Laranjeiras, onde será feito o sepultamento, nesta quinta-feira (27), às 15 horas.

 

26/01/2011
keyboard_arrow_up