Direito Previdenciário

Advocacia capixaba poderá votar e escolher por atendimento presencial ou guichê virtual no INSS




Os advogados e advogadas capixabas poderão optar pelos serviços “Atendimento Presencial X Guichê Virtual”, oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A participação da advocacia será importante para negociações futuras e realização de acordos entre o INSS e a OAB-ES.

Durante uma audiência pública promovida pela Seccional, por meio da Comissão de Direito Previdenciário, realizada na noite de segunda-feira (23/08), foram apresentadas as opções. O principal objetivo foi apurar entre os advogados previdenciários do Espírito Santo, qual é a preferência na forma de atendimento no INSS: presencial, com guichê exclusivo ou por meio de guichê virtual, com agendamento.

O palestrante convidado, o advogado previdenciarista e presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-MG, Farlandes Guimarães, prestou esclarecimentos sobre os benefícios do guichê virtual. Ele falou sobre a experiência em Minas Gerais e dos diálogos com o INSS.

“Nesta fase que antecede a implantação do Guichê Virtual para os advogados no Espírito Santo, é fundamental a realização de um trabalho para que seja elaborado um termo aditivo, inserindo novos serviços na plataforma do INSS Digital. Em Minas Gerais, o atendimento tem dado certo, pois no Guichê Virtual, o servidor realiza apenas o que não está disponível no INSS Digital. O diálogo institucional entre a Ordem e o INSS é fundamental para a implantação dos novos serviços”, informou Farlandes Guimarães.

A presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Livia Nogueira, falou sobre a importância da participação da advocacia nesse processo de apuração e futuras negociações com o INSS.

“A audiência pública foi de grande relevância para a advocacia, pois buscamos garantir o melhor atendimento dos advogados previdenciários dentro das agências do INSS. Foram abordados os benefícios do atendimento presencial, bem como a forma de funcionamento do Guichê Virtual, que para os advogados do Espírito Santo, é uma novidade. Abrimos essa votação para apurar a preferência dos advogados. Convido a advocacia a participar. Essa apuração será fundamental para delimitar futuras negociações entre INSS e OAB-ES”, explicou Livia.

"Neste momento, precisamos ainda mais do comprometimento dos advogados e advogadas previdenciaristas para responderem a uma rápida pesquisa sobre o atendimento presencial nas agências e o Guichê Virtual, conforme foi debatido na audiência pública. Com a participação de todos, teremos ótimos resultados”, ressaltou o membro da Comissão, Polney Dias Ribeiro.

Clique aqui e participe da votação
keyboard_arrow_up