Notícias

Você sabe realmente por onde navega?

Publicado em 09 de Setembro de 2014 • 16:32

Você sabe realmente por onde navega?

Ao contrário do que a maioria dos internautas acredita, as principais ameaças virtuais não estão mais em e-mails com anexos maliciosos, mas sim em sites contaminados. Uma pesquisa recente na Internet indicou que a web representa atualmente 85% das fontes de infecções de computadores.

Como se não bastasse este resultado assuntador, a pesquisa ainda afirma que a maioria dos sites maliciosos são considerados seguros e legítimos pelos usuários.

Os cibercriminosos se aproveitam de técnicas especiais para colocar estas páginas suspeitas nas primeiras posições de busca no Google, principalmente quando há uma grande quantidade de pesquisas por termos populares como eventos de grande repercussão nacional ou mundial (por exemplo desastres naturais).

Para evitar este problema alguns fabricantes criaram ferramentas que nos permitem saber onde estamos “clicando”, identificando os links presentes em páginas web ou e-mails.

O Netcraft Toolbar (http://toolbar.netcraft.com/) é um bom exemplo. Este aplicativo gratuito foi desenvolvido pela empresa inglesa Netcraft que atua no segmento de segurança da informação.

Depois de instalado o Netcraft Toolbar aparece como uma barra de ferramentas do navegador Internet Explorer e avisa quando o site acessado é falso ou contêm alguma ameaça virtual. Outro recurso da ferramenta é a exibição, em tempo real, do local onde está hospedado o site e o país de origem. Isto permite a você identificar páginas com origens “estranhas”, como por exemplo www.bb.com.ru (será que o Banco do Brasil tem um site hospedado na Rússia??). Ela também evita o acesso a páginas com comportamento suspeito, além de bloquear as irritantes janelas de Pop-up que teimam em aparecer sem você solicitar.

Uma outra opção para este tipo de proteção é o SpoofStick (http://www.spoofstick.com/). Esta ferramenta, também gratuita, é instalada como uma extensão do navegador Internet e identifica automaticamente sites falsos. Durante a navegação, basta que você passe o mouse sobre o suposto link do site para que o SpoofStick avise se o endereço aponta mesmo para o destino indicado ou se vai para um local suspeito.

O SpoofStick, além de ser muito fácil de ser utilizada possui a vantagem de ser compatível com os navegadores Internet Explorer e Mozilla Firefox.

Fique atento aos sites por onde você navega pois a proteção de seu computador vai depender deste cuidado.

Gilberto Sudré é perito em computação forense e colaborador da Comissão de Tecnologia e Informação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES)

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nota de Desagravo Público

NOTÍCIAS

Nota de Desagravo Público

A advocacia não reivindica privilégios. Exige apenas o respeito institucional que a Constituição da República, a Lei nº 8.906, de 1994, e o E...

Precedentes tributários, IA e independência da magistratura

ARTIGO

Precedentes tributários, IA e independência da magistratura

Desafio não é resistir à tecnologia, mas garantir segurança jurídica, independência do magistrado e confiança no Judiciário

Congresso Estadual da Advocacia terá ministros do STF e do TST entre os principais destaques em Vitória

CONGRESSO ESTADUAL

Congresso Estadual da Advocacia terá ministros do STF e do TST entre os principais destaques em Vitória

O encontro reunirá ministros, juristas e professores para debater os desafios da Justiça contemporânea

Convites para a 2ª edição da Festa da Advocacia já podem ser adquiridos

FESTA DA ADVOCACIA

Convites para a 2ª edição da Festa da Advocacia já podem ser adquiridos

A programação contará com cinco horas de churrasco, open bar, van de chopp com diversos sabores e atrações musicais ao longo da noite.