Interina

Secretária-geral da OAB Nacional e Conselheira titular da OAB-ES comandará a presidência do Conselho Federal até o dia 17 de julho



A advogada capixaba Sayury Otoni tornou-se no sábado (9 de julho) a terceira mulher na história da Ordem a assumir a presidência do Conselho Federal.  Sayuri é secretária-geral da OAB Nacional e conselheira-titular da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Espírito Santo.

Sayuri comandará interinamente a OAB Nacional até o dia 17 de julho, ocupando o posto da presidência por conta das ausências do presidente Beto Simonetti e do vice-presidente Rafael Horn. Este comando entra para a história como mais um passo para a inclusão de mulheres em cargos importantes para a sociedade.

“A ocupação de espaços de poder pelas mulheres deve ser vista com a mesma naturalidade que é imposta para a gestão masculina. Trata-se de permitir um olhar diferente, com as vantagens que a diversidade oferece”, afirma ela. “Estar nesse lugar permite às mulheres juristas do nosso país se sentirem representadas e incentiva a continuação dessa caminhada de conquista”, acrescenta a presidente em exercício da OAB Nacional.

A Ordem vem trabalhando em conjunto com os advogados e advogadas na conquista dos direitos femininos. No dia 14 de abril de 2021, a OAB publicou a Resolução 5/20, que alterou o Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB para estabelecer paridade de gênero (50%), que aplica-se para a composição de chapas nas eleições do Conselho Federal, das Seccionais, Subseções e Caixas de Assistência. 

Para obterem o registro, essas chapas precisam atingir 50% (metade) dos componentes com mulheres. Nessa alteração também foi iniciada a política de cotas raciais para negros (pretos e pardos), no percentual de 30%. Ambas as alterações já valeram para as eleições que aconteceram em 2021 e marcam um grande passo para uma classe mais inclusiva e igualitária.

 

keyboard_arrow_up