Notícias

Rodney se compromete com OAB a promulgar lei orgânica da Procuradoria

Publicado em 04 de Março de 2016 • 15:00

Rodney se compromete com OAB a promulgar lei orgânica da Procuradoria

A vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES), Nara Borgo, e o conselheiro federal e presidente da Comissão de Advogados Públicos da Seccional, Dalton Morais, reuniram-se nesta quinta-feira (03) com o prefeito de Vila Velha Rodney Miranda para dar ciência da representação da Associação dos Procuradores de Vila Velha (APROVVE), de sua análise pela Comissão e para iniciar o necessário diálogo institucional sobre o caso.

A representação escrita feita à ordem pela APROVVE e levada ao prefeito é relacionada à ausência de previsão da Procuradoria-Geral de Vila Velha na lei orgânica do município, à ausência de lei orgânica para regular as atribuições, prerrogativas e responsabilidades dos procuradores municipais efetivos, à existência de servidores comissionados realizando atribuições privativas de procuradores municipais, dentre outros pontos.

O Prefeito Rodney Miranda e o procurador-geral de Vila Velha receberam a cópia integral do processo administrativo e se comprometeram a analisar a documentação sobre o caso e responder à Ordem, bem como a avançar na elaboração e promulgação da lei orgânica da Procuradoria Municipal, desde que extraída a parte do projeto de lei que pretendia alterar os vencimentos dos procuradores municipais, porque o município não tem condições de reajustar ou aumentar vencimentos de agentes públicos municipais no momento.

As autoridades expuseram que a administração atual está tentando superar a situação de crise financeira que assola todos os municípios brasileiros e um quadro de muitos anos de abandono da Procuradoria Municipal canela-verde, tendo inclusive noticiado que o concurso público para procurador municipal, recentemente realizado em 2014 na gestão atual, foi o primeiro da história da Prefeitura de Vila Velha.

De acordo com Nara Borgo, “o diálogo institucional que foi aberto com a prefeitura de Vila velha e a APROVVE é de extrema importância para que se busque a valorização da Procuradoria Municipal e dos procuradores do município. Vamos aguardar a manifestação da prefeitura e, com o excelente trabalho que vem sendo realizado pela Comissão de Advogados Públicos da OAB-ES, estaremos atuando cada vez mais em busca da profissionalização e valorização dos advogados públicos”.

Para Dalton Morais, “a reunião teve como principal mérito a abertura de um canal institucional de diálogo entre o Prefeito, o Procurador-Geral do município, a APROVVE e a OAB-ES, com o compromisso firmado pelo prefeito em responder a Ordem sobre a representação da APROVVE e de encaminhar projeto de lei orgânica da Procuradoria Municipal para a Câmara de Vereadores, franqueando a plena participação da Ordem nesse processo. Entendo que tivemos um considerável avanço, mas vamos esperar a resposta da prefeitura e continuar dialogando com o Prefeito Rodney Miranda e com o Procurador-Geral do Município para colaborarmos com o fortalecimento e a valorização da Procuradoria Municipal e dos procuradores municipais efetivos de Vila Velha”.

Também participaram da reunião o Procurador-Geral do Município de Vila Velha, Francisco Cardoso de Almeida Netto, e o Presidente da APROVVE, o procurador municipal efetivo Pedro Biassuti Serro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Articulação da Subseção da OAB-ES da Serra resulta na inauguração de duas salas de atendimento exclusivo à advocacia no Fórum Civil

CONQUISTA

Articulação da Subseção da OAB-ES da Serra resulta na inauguração de duas salas de atendimento exclusivo à advocacia no Fórum Civil

São duas salas com oito servidores disponíveis para auxiliar nas demandas relacionadas às diferentes áreas do Judiciário.

Atuação da advocacia preservou autos originais do Caso Araceli antes de incêndio no Arquivo Geral do TJES

CASO ARACELI

Atuação da advocacia preservou autos originais do Caso Araceli antes de incêndio no Arquivo Geral do TJES

O episódio demonstra como a atuação atenta da advocacia pode contribuir não apenas para a defesa dos interesses de seus clientes, mas também p...

Atuação da Comissão de Procuradores Municipais da OAB-ES resulta em reajuste de 107% para advogados públicos de Vila Pavão

ADVOCACIA MUNICIPAL

Atuação da Comissão de Procuradores Municipais da OAB-ES resulta em reajuste de 107% para advogados públicos de Vila Pavão

O projeto de lei foi encaminhado pelo prefeito João Trancoso à Câmara Municipal e aprovado pelos vereadores

OAB-ES participa da reunião do Conselho Pleno do Conselho Federal sobre a modernização da justiça e a revisão do provimento eleitoral

NOTÍCIAS

OAB-ES participa da reunião do Conselho Pleno do Conselho Federal sobre a modernização da justiça e a revisão do provimento eleitoral

Entre os assuntos tratados esteve a integração do Banco do Brasil com os tribunais para o processamento eletrônico de depósitos judiciais e alv...