Notícias

Os Macs são imunes aos vírus?

Publicado em 09 de Outubro de 2012 • 15:24

Os Macs são imunes aos vírus?

Garanto que muita gente já ouviu falar que os computadores da Apple, os chamados de Macs, são imunes aos vírus. Mas isto é um mito ou realmente acontece?

Vamos iniciar nossa análise com alguns fatos: 

Como qualquer aplicativo que usamos em outros sistemas operacionais os programas dos Macs também apresentam vulnerabilidades como por exemplo as brechas conhecidas no navegador Safari (usado no Mac). A diferença é que elas ainda não foram exploradas por muitos ataques. Mas não conte que a situação vai ficar assim por muito tempo; 

Hoje encontramos na Web muitos códigos maliciosos do tipo "cavalos de troia" para o Mac e já começam a aparecer sites e programas piratas criados especialmente para infectar usuários deste sistema. 

Mesmo assim muitos afirmam que “não existe vírus para Mac” baseados na informação de que não existe uma praga que se espalha automaticamente em computadores da Apple. Uma definição pelo menos estranha pois os vírus não são apenas aqueles programas que se propagam automaticamente. Muitos vírus são criados apenas para roubar informações ou dar acesso ao micro pelo atacante. 

A verdade é que estes vírus existem, o que falta é ficarem populares. 

Todos estes fatos levaram a Apple a incluir na versão mais recente do MacOS um antivírus simples, com o objetivo de tentar barrar algumas das pragas mais comuns. Os fabricantes de antivírus também já estão atentos a este mercado e passaram a oferecer opções de seus produtos para o Mac OS. 

A questão é que os Macs eram pouco visados por serem uma minoria dentro do mar de computadores com a configuração Windows + Intel. A partir do momento que eles se tornaram uma parte importante do mercado atraíram o interesse dos hackers. 

Por último, chamou a atenção a entrevista do ex-hacker (se isto é possível) e especialista em segurança Marc Maiffret sobre o nível de segurança dos sistemas atuais. Ele afirma que a plataforma da Microsoft é hoje mais segura que os produtos da Apple ou da Adobe. Certamente isto vai irritar muitos defensores dos produtos da Apple. 

Se você tem um Mac fique atento pois os vírus estão por perto. Infelizmente este é o o preço a ser pago pelo sucesso. 

Gilberto Sudré é  perito em computação forense e colaborador da Comissão de Tecnologia e Informação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES)

 

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

OAB-ES alerta para golpe do falso advogado e orienta população sobre como se proteger

FALSO ADVOGADO

OAB-ES alerta para golpe do falso advogado e orienta população sobre como se proteger

Com mais de 1.300 denúncias recebidas, Ordem intensifica ações contra fraudes

OAB-ES entrega sala de apoio à advocacia reestruturada no Fórum de Ibatiba

REESTRUTURAÇÃO

OAB-ES entrega sala de apoio à advocacia reestruturada no Fórum de Ibatiba

Espaço foi renovado e agora oferece mais conforto, equipamentos e privacidade para o atendimento de advogados e advogadas no Caparaó capixaba.

TJES concede prisão domiciliar a advogada após atuação da OAB-ES

PRERROGATIVAS EM AÇÃO

TJES concede prisão domiciliar a advogada após atuação da OAB-ES

Decisão ocorre após apresentação de documentos, sustentação oral e diligência para verificar irregularidades nas condições de custódia.

OAB-ES aciona a Justiça contra captação irregular de clientes em serviços previdenciários

CAPTAÇÃO IRREGULAR DE CLIENTES

OAB-ES aciona a Justiça contra captação irregular de clientes em serviços previdenciários

Ação Civil Pública busca impedir o exercício de atividades privativas da advocacia por empresas não habilitadas e combater práticas de concor...