Notícias

Os erros mais comuns dos usuários de e-mail – Parte I

Publicado em 06 de Dezembro de 2012 • 15:17

Os erros mais comuns dos usuários de e-mail – Parte I

O e-mail é uma excelente ferramenta mas se utilizada de forma errada pode transformar toda a sua facilidade em um grande desastre.

 Alguns cuidados básicos devem ser tomados no uso desta tecnologia para garantir a segurança de seu computador e rede, além de melhorar a eficiência no seu uso. 

A seguir vou listar alguns dos erros mais comuns dos usuários de e-mail. 

Vamos começar por um equivoco frequente, o uso de apenas uma conta de e-mail para todos os fins. Nada mais complicado. No mínimo deveríamos possuir três contas, uma somente para o trabalho, uma pessoal e outra para uso genérico e comportamento "perigoso". Isso quer dizer que todas as mensagens das listas de discussão vão para esta última conta, assim como este endereço é o que você vai usar para posts em blogs e formulários on-line. Com isso podemos separar as mensagens e dar a devida prioridade a cada tipo.

 Nunca utilize contas de e-mail inseguras para enviar dados importantes. Normalmente as grandes empresas gastam muitas centenas de Reais para garantir que suas redes estão seguras, assim não coloque tudo a perder enviando mensagens importantes através de seu e-mail pessoal ou seu computador de casa. 

Não se esqueça que ainda temos o telefone. Desta forma nem todos os assuntos são adequados para serem resolvidos por e-mail. Avalie se o problema vai ser mais fácil de ser resolvido através de um telefonema. Se você precisa de um documento com o registro você poder enviar posteriormente uma memória da conversa através do e-mail, só para se certificar que seu interlocutor teve o mesmo entendimento dos assuntos que você. 

É uma falha muito grave não utilizar a opção Cópia Carbono Oculta – CCO (ou do inglês Blind Carbon Copy - BCC) no envio de e-mails para diversos destinatários. Sem esta prática você acaba expondo o endereço eletrônico de seus amigos a spammers e ataques por e-mail.

 Avalie corretamente quando utilizar a opção "responder para todos". Em muitas situações o correto é responder apenas para o remetente da mensagem. O uso da opção que envia a mensagem para todos os destinatários deve ser utilizada com cuidado pois você pode causar grandes dores de cabeça caso a informação do e-mail seja privada. 

Um último lembrete. Caso você esteja utilizando um WebMail (o acesso a sua conta de e-mail a partir de um navegador Internet) sempre feche a janela do navegador e apague o cache, o histórico e senhas do navegador depois de terminar de utilizar o serviço. 

Um forte abraço e até o próximo artigo com mais dicas de como utilizar melhor seu e-mail. 

Gilberto Sudre é  perito em computação forense e colaborador da Comissão de Tecnologia e Informação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES)

 

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Articulação da Subseção da OAB-ES da Serra resulta na inauguração de duas salas de atendimento exclusivo à advocacia no Fórum Civil

CONQUISTA

Articulação da Subseção da OAB-ES da Serra resulta na inauguração de duas salas de atendimento exclusivo à advocacia no Fórum Civil

São duas salas com oito servidores disponíveis para auxiliar nas demandas relacionadas às diferentes áreas do Judiciário.

Atuação da advocacia preservou autos originais do Caso Araceli antes de incêndio no Arquivo Geral do TJES

CASO ARACELI

Atuação da advocacia preservou autos originais do Caso Araceli antes de incêndio no Arquivo Geral do TJES

O episódio demonstra como a atuação atenta da advocacia pode contribuir não apenas para a defesa dos interesses de seus clientes, mas também p...

Atuação da Comissão de Procuradores Municipais da OAB-ES resulta em reajuste de 107% para advogados públicos de Vila Pavão

ADVOCACIA MUNICIPAL

Atuação da Comissão de Procuradores Municipais da OAB-ES resulta em reajuste de 107% para advogados públicos de Vila Pavão

O projeto de lei foi encaminhado pelo prefeito João Trancoso à Câmara Municipal e aprovado pelos vereadores

OAB-ES participa da reunião do Conselho Pleno do Conselho Federal sobre a modernização da justiça e a revisão do provimento eleitoral

NOTÍCIAS

OAB-ES participa da reunião do Conselho Pleno do Conselho Federal sobre a modernização da justiça e a revisão do provimento eleitoral

Entre os assuntos tratados esteve a integração do Banco do Brasil com os tribunais para o processamento eletrônico de depósitos judiciais e alv...