Notícias

OAB-ES se reúne com SEJUS, que promete mudanças em Hospital Psiquiátrico

Publicado em 11 de Agosto de 2016 • 10:00

OAB-ES se reúne com SEJUS, que promete mudanças em Hospital Psiquiátrico

A diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Espírito Santo (OAB-ES), representada por seu presidente, Homero Mafra, pela vice, Simone Silveira, e pela secretária-geral adjunta, Erica Neves, se reuniu com o secretário de Estado de Justiça, Walace Tarcísio Pontes nesta quarta-feira (10), para discutir soluções para questões da advocacia no âmbito da Sejus.

Neste encontro, o secretário Walace Pontes manifestou que havia um equívoco na visão da Secretaria de Justiça, que tratava o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) como presídio, não como hospital. A mudança da visão militarizada passa pela mudança nos protocolos de contenção de surtos.

Esse protocolo vai definir como, onde, e em que ambientes os surtos dos pacientes serão controlados. Foi destacado que a contenção deve acontecer sempre com ataduras, como em um ambiente hospitalar, não prisional.

A promessa é mudar o conceito e a concepção que os próprios funcionários têm do local. O objetivo é fazer com que eles deixem de agir como inspetores penitenciários e passem a atuar como agentes de ressocialização.

A OAB-ES também tratou com o secretário sobre as estruturas disponíveis para os advogados nas penitenciárias do Estado. A interface das melhorias nas estruturas será feita pela vice-presidente Simone Silveira e pela secretária geral-adjunta Erica Neves com o subsecretário de Justiça, Alessandro Ferreira de Souza.

Uma das melhorias acertadas foi a melhoria nos parlatórios. Ficou combinado uma auditoria nos parlatórios para verificação da existência de gravações, além da disponibilização de salas para a Ordem nos Complexos de Xuri e Viana.

Presidente da OAB-ES, Homero Mafra acredita que é salutar o entendimento hoje existente entre a Ordem e a Sejus e aplaude a visão do secretário sobre a necessidade de desmilitarização da unidade prisional. “A postura adotada pelo secretário Walace Pontes revela compromisso com a garantia dos Direitos Humanos, e representa uma guinada na visão que a Sejus sempre teve. No caso do hospital, a visão é ainda maior quando reconhece que se trata de um hospital e não de um presídio. E, portanto, as regras ali existentes têm que ser de hospital e não as já condenáveis normas de guardas de presos. A OAB-ES aplaude a iniciativa e se manterá vigilante com os casos de violência, sabendo que o secretário tem a visão de que todos que estão no sistema prisional são seres humanos e deve ser tratados como tal”, disse.

Lembre

Em julho a OAB-ES encaminhou ao Ministério Público do Espírito Santo (MPES) e a Polícia Civil denúncia de suposto ato de tortura cometido no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP). No vídeo entregue à OAB-ES é possível ver um interno com as mãos e pés algemados nas costas, deitado no chão de uma sala visivelmente sem higiene e condições mínimas de internação. O local é chamado de enfermaria no Hospital de Custódia.

A Comissão de Direitos Humanos da Ordem instruiu o processo. Também foi utilizado no documento o relatório preliminar resultado da inspeção realizada no presídio no dia 29/06 pela comissão mista formada pela Ordem, pelo Comitê Estadual para a Prevenção e Erradicação da Tortura no Espírito Santo - CEPET/ES e pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos e Defensoria Pública. Foi designada ainda uma advogada integrante da CDH/OAB-ES para acompanhar o caso de perto.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Articulação da Subseção da OAB-ES da Serra resulta na inauguração de duas salas de atendimento exclusivo à advocacia no Fórum Civil

CONQUISTA

Articulação da Subseção da OAB-ES da Serra resulta na inauguração de duas salas de atendimento exclusivo à advocacia no Fórum Civil

São duas salas com oito servidores disponíveis para auxiliar nas demandas relacionadas às diferentes áreas do Judiciário.

Atuação da advocacia preservou autos originais do Caso Araceli antes de incêndio no Arquivo Geral do TJES

CASO ARACELI

Atuação da advocacia preservou autos originais do Caso Araceli antes de incêndio no Arquivo Geral do TJES

O episódio demonstra como a atuação atenta da advocacia pode contribuir não apenas para a defesa dos interesses de seus clientes, mas também p...

Atuação da Comissão de Procuradores Municipais da OAB-ES resulta em reajuste de 107% para advogados públicos de Vila Pavão

ADVOCACIA MUNICIPAL

Atuação da Comissão de Procuradores Municipais da OAB-ES resulta em reajuste de 107% para advogados públicos de Vila Pavão

O projeto de lei foi encaminhado pelo prefeito João Trancoso à Câmara Municipal e aprovado pelos vereadores

OAB-ES participa da reunião do Conselho Pleno do Conselho Federal sobre a modernização da justiça e a revisão do provimento eleitoral

NOTÍCIAS

OAB-ES participa da reunião do Conselho Pleno do Conselho Federal sobre a modernização da justiça e a revisão do provimento eleitoral

Entre os assuntos tratados esteve a integração do Banco do Brasil com os tribunais para o processamento eletrônico de depósitos judiciais e alv...