Notícias
OAB-ES finaliza reforma dos parlatórios da Penitenciária Feminina de Cariacica
Publicado em 28 de Junho de 2018 • 20:06
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES) acaba de entregar mais uma área de parlatórios reformada. Agora foi a vez da Penitenciária Feminina de Cariacica, conhecido como Presídio de Bubu, receber as melhorias nos parlatórios.
A reforma faz parte da meta da diretoria da OAB-ES de melhorar os parlatórios em presídios em todo o Estado. O presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-ES, Ricardo Pimentel, explicou que o empenho da Ordem nas melhorias foi em função das inúmeras reclamações da advocacia com relação às condições dos locais destinados às conversas com os detentos.
“Em meados do ano passado, a Comissão de Prerrogativas, em razão das queixas da advocacia sobre as condições em que se apresentavam esses parlatórios, decidiu fazer uma inspeção nas unidades prisionais da Grande Vitória, principalmente nos Complexos de Xuri e de Viana. Também recebemos informações do interior do Estado, através das subseções”, explicou Pimentel.
“A partir dessa inspeção, ficou constatado que havia determinadas unidades em que a situação estava mais precária. Por determinação do presidente da OAB-ES, Homero Mafra, iniciou-se um processo, juntamente com a Secretaria de Estado da Justiça, de melhoria nesses parlatórios”, destacou o presidente da Comissão de Prerrogativas.
Ele contou que várias unidades já tiveram os parlatórios reformados. “Podemos destacar o Centro de Triagem de Viana, onde os parlatórios eram muito ruins e foi feita uma reforma. O local recebeu cadeiras, interfone, ar-condicionado, foi dada uma pintura, então está muito melhor do que era”, observou.
Também já foi reformado o parlatório da Penitenciária de Segurança Máxima 1, em Viana, e está em reforma atualmente a Penitenciária Estadual de Vila Velha 3, no Complexo de Xuri. Depois, será a vez da Penitenciária Semiaberta de Vila Velha, onde, segundo Ricardo Pimentel, as condições dos parlatórios são muito ruins.
“Gostaria de destacar o trabalho da secretária-adjunta da OAB, Érica Neves, que foi designada pela presidência para coordenar todas as reformas dos parlatórios do Estado”, disse Ricardo Pimentel.
“A determinação do presidente da OAB-ES é que se adeque as condições dos parlatórios às necessidades dos advogados. E isso está sendo feito. Onde for identificado problema, a OAB irá providenciar a melhoria desses parlatórios”, destacou o presidente da Comissão de Prerrogativas.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
NOTÍCIAS
Nota de Desagravo Público
A advocacia não reivindica privilégios. Exige apenas o respeito institucional que a Constituição da República, a Lei nº 8.906, de 1994, e o E...
ARTIGO
Precedentes tributários, IA e independência da magistratura
Desafio não é resistir à tecnologia, mas garantir segurança jurídica, independência do magistrado e confiança no Judiciário
CONGRESSO ESTADUAL
Congresso Estadual da Advocacia terá ministros do STF e do TST entre os principais destaques em Vitória
O encontro reunirá ministros, juristas e professores para debater os desafios da Justiça contemporânea
FESTA DA ADVOCACIA
Convites para a 2ª edição da Festa da Advocacia já podem ser adquiridos
A programação contará com cinco horas de churrasco, open bar, van de chopp com diversos sabores e atrações musicais ao longo da noite.