NR-01

OAB-ES e MPT/ES avançam em parceria para estudos e aplicação da NR-01

Publicado em 04 de Setembro de 2026 • 15:13

OAB-ES e MPT/ES avançam em parceria para estudos e aplicação da NR-01

A OAB-ES, por meio da Comissão de Estudos da NR-01, avançou nas tratativas para a construção de uma parceria com o Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT/ES), voltada ao estudo e à aplicação prática da Norma Regulamentadora nº 01 (NR-01).

Na última quinta-feira (3), representantes da OAB-ES estiveram na sede do MPT/ES para uma reunião com o vice-procurador-chefe do MPT/ES, José Pedro dos Reis, que também é secretário nacional adjunto de Pesquisas e Análises de Informações (SPAI/MPT) e subsecretário nacional de Gestão de Sistemas Estruturantes (SGSE/MPT). O encontro teve como objetivo avançar na construção do projeto, que deverá reunir a OAB-ES, o MPT e, possivelmente, outras entidades ligadas ao setor produtivo para promover estudos, discussões e análises sobre a NR-01 e seus impactos na prática.

A proposta é criar um grupo de estudos dedicado ao tema, possibilitando a análise de casos e o debate sobre novas situações relacionadas à aplicação da norma.

A iniciativa ganha relevância diante das mudanças e dos novos desafios relacionados à NR-01, que ainda gera dúvidas e demanda discussões sobre sua implementação no cotidiano das relações de trabalho.

“Há pouco mais de um mês, tivemos uma primeira reunião com a Procuradora-Chefe do MPT/ES, quando alinhamos o interesse das instituições em estabelecer essa parceria. Agora, avançamos para uma nova etapa, iniciando efetivamente a construção do projeto e a definição de como essa atuação conjunta poderá ser desenvolvida”, explicou Ana Paula Rocha Neffa, presidente da Comissão de Estudos da NR-01 da OAB-ES.

Segundo ela, a intenção é ampliar o diálogo e envolver outras instituições, que ainda estão sendo avaliadas como possíveis participantes da iniciativa.

Também participaram da reunião as diretoras da Comissão Andréia Camargo e Ângela Camargo.

A parceria representa mais um passo no fortalecimento do diálogo institucional e na busca por conhecimento, segurança jurídica e soluções práticas diante das novas demandas relacionadas à NR-01.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

OAB-ES entrega sala de apoio à advocacia reestruturada no Fórum de Ibatiba

REESTRUTURAÇÃO

OAB-ES entrega sala de apoio à advocacia reestruturada no Fórum de Ibatiba

Espaço foi renovado e agora oferece mais conforto, equipamentos e privacidade para o atendimento de advogados e advogadas no Caparaó capixaba.

TJES concede prisão domiciliar a advogada após atuação da OAB-ES

PRERROGATIVAS EM AÇÃO

TJES concede prisão domiciliar a advogada após atuação da OAB-ES

Decisão ocorre após apresentação de documentos, sustentação oral e diligência para verificar irregularidades nas condições de custódia.

OAB-ES aciona a Justiça contra captação irregular de clientes em serviços previdenciários

CAPTAÇÃO IRREGULAR DE CLIENTES

OAB-ES aciona a Justiça contra captação irregular de clientes em serviços previdenciários

Ação Civil Pública busca impedir o exercício de atividades privativas da advocacia por empresas não habilitadas e combater práticas de concor...

Presidente da OAB-ES integrará grupo de trabalho da OAB Nacional sobre regras de inscrição suplementar

INSCRIÇÃO SUPLEMENTAR

Presidente da OAB-ES integrará grupo de trabalho da OAB Nacional sobre regras de inscrição suplementar

Erica Neves participará das discussões para aperfeiçoar os critérios de inscrição de advogados que atuam em mais de um estado