OAB-ES e Comissão da Mulher Advogada lançam no Espírito Santo a campanha “Advocacia sem assédio” da OAB Nacional
No próximo dia 1º de junho, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Espírito Santo (OAB-ES), por meio da Comissão da Mulher Advogada e sua presidente Genaina Ferreira de Vasconcellos, realizará regionalmente a campanha #AdvocaciaSemAssédio, uma iniciativa da OAB Nacional. O evento começará a partir das 18h30 horas, na Base27 - Rooftop Timenow, Rua Leocácia Pedra dos Santos, 115, Praia do Suá, e contará a apresentação da banda Dora Dalvi e Julia.
Clique aqui para fazer a sua inscrição
Segundo a presidente da Comissão, Genaina Vasconcellos, o objetivo é incentivar e fortalecer a participação da mulher advogada nos órgãos de classe; organizar encontros regionais e estaduais periódicos com as Subseções, proporcionando uma maior integração e lutar pela eliminação das formas de discriminação contra a mulher no acesso às carreiras jurídicas e respectivas promoções em seus cargos e funções.
"Infelizmente é cotidiano nos depararmos com várias formas de violências, especialmente assédio, as psicológicas e verbais, seja no trabalho, nos cargos de liderança, na política institucional, na fila do supermercado, dentro do ônibus, na escola. E isso não pode ser considerado adequado e normal. Por isso, admitirmos que as violências existem e que elas machucam, marginalizam e inibem milhões de mulheres a continuarem vivendo suas vidas de forma livres é o primeiro passo a ser dado", ressalta Genaina Vasconcellos.
O evento contará também com as presenças do presidente da Ordem, José Carlos Rizk Filho, a vice-presidente, Anabela Galvão, da secretária-geral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Sayury Silva de Otoni, e da presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA), Cristiane Damasceno.
A palestrante será Mayra Cotta, advogada, professora nos departamentos de Politics e Global Studies da New School e fundadora da Veredas Estratégias em Direitos Humano, que falará sobre “Assédio no Trabalho”. A mediadora será a presidente da Comissão, Genaina Vasconcellos.
Segundo Mayra Cotta, cada vez mais a sociedade está tomando consciência da extensão e gravidade do problema do assédio sexual no trabalho. "O enfrentamento desta questão tão séria passa por uma compreensão mais sofisticada e complexa do que é o assédio sexual no trabalho, como ele acontece e por qual tipo de estruturas se reproduz. É também urgente a reflexão sobre as estratégias para responsabilizar não apenas os assediadores, mas também as empresas, organizações e instituições dentro das quais o assédio sexual acontece", explica.