OAB-ES comemora 90 anos com uma solenidade histórica e marcante
Em um discurso histórico e emocionante, em comemoração aos 90 anos da OAB-ES e a posse da Diretoria da Ordem, CAAES, ESA, Conselhos Federal e Estadual e Comissões, no Centro de Convenções de Vitória, o presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, primeiramente parabenizou o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, pelo trabalho que vem realizando à frente da instituição e, em seguida, agradeceu a presença dos outros componentes da mesa de honra e da solenidade.
“Antes de mais nada queria dar o meu abraço ao querido Beto Simonetti, um líder da advocacia que tem feito um trabalho fantástico. Uma ordem inclusiva, apartidária, incisiva”, lembrou.
O presidente da Ordem, Rizk Filho, também cumprimentou todas as mulheres, através da advogada Sayury Otoni, lembrando que ela ao estar representando a OAB Espírito Santo na OAB Nacional corrige um déficit histórico há mais de 30 anos. “Meu muito obrigado à diretoria por incluir o Estado do Espírito Santo. Além disso,cumprimentou a vice-presidente da Ordem, Anabela Galvão. “Na verdade, copresidente, pois está sempre ao nosso lado”. E, também, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), Fabio Clem, e, através dele, todas as autoridades presentes.
Em seguida, Rizk Filho, disse: “Gostaria de iniciar minha fala dando as homenagens à estrela da noite, essa senhora de 90 anos, a OAB do Espírito Santo. No dia 26 de março de 1932, em reunião no edifício do Fórum de Vitória, foi criada a Ordem no Estado. Na ocasião, além da sede, também foram criadas as Subseções de Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus. Seu primeiro presidente foi Ubaldo Ramalhete de Maia, curiosamente pai do ministro do Supremo Tribunal Federal, o capixaba Clóvis Ramalhete Maia, que também teve a oportunidade de governar nosso Estado”, lembrou.
E complementou sua fala dizendo que essa senhora corajosa de 90 anos enfrentou grandes lutas. “Como não lembrar de Agesandro da Costa Pereira, ex-presidente da OAB-ES, e de sua luta contra o crime, como esquecer as bombas achadas na sede da Ordem e do Fórum Permanente contra a violência e a impunidade. Honrado sou eu em estar à frente da OAB Espírito Santo em seu nonagenário”.
Emocionado, o presidente lembrou de sua reeleição para estar à frente da OAB no triênio 2022-2024. “Fomos eleitos em 2018 entoando a renovação. E reeleitos em 2022 porque a renovação continua acontecendo. Olhando para a frente, porque para a frente é que se anda”, ressaltou.
Além disso lembrou das dificuldades para continuar trabalhando durante o período mais grave da pandemia e listou, apesar de todas as intempéries por conta da Covid-19, algumas das importantes conquistas no primeiro mandato, citando especialmente a luta contra a extinção/integração de 27 Comarcas: “A OAB nunca se furtou a falar o óbvio: não se fecham fóruns. Se abrem portas do judiciário ao acesso ao cidadão do Espírito Santo”, disse.
“Mas é preciso olhar para frente e para as novas lutas que ainda precisam ser encampadas. As boas lutas estão aí para serem enfrentadas. Precisamos de uma OAB apartidária, mas nunca omissa, respeitosa com as entidades, mas não conivente, e, acima de tudo, sempre voltada para a classe e a sociedade. Não nos peçam silêncio, somos a advocacia, obrigado a todos”.
Legado Agesandro da Costa Pereira
Já o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, destacou a reeleição de Rizk Filho: “Toda reeleição é, antes de tudo, o reconhecimento de um trabalho bem sucedido. Sua reeleição, caro presidente Rizk Filho, é um atestado de confiança que renova o nosso compromisso máximo: o pacto absoluto em prol dos interesses da advocacia e da defesa dos valores republicanos e democráticos”, afirmou.
E disse, ainda, que essa, sem dúvida, é a marca da gestão de Rizk Filho à frente da OAB do Espírito Santo. “A partir de hoje, os mais de 23 mil advogados militantes no Espírito Santo confiam às senhoras e aos senhores a árdua missão de pugnar pela Justiça e pela valorização da classe. A tarefa é desafiadora. No entanto, muito mais do que um trabalho, servir a Ordem é uma honra, é um ato de amor”, garantiu.
Destacou, também, o legado da instituição, que neste sábado (26/03), completou 90 anos de trabalho associativo. “Desde a sua criação, em 1932, a OAB Espírito Santo representa a bravura e o destemor que nunca faltaram ao povo capixaba. Terra de mulheres e de homens desbravadores”. Para Simonetti, Agesandro da Costa Pereira foi um dos principais nomes na luta pela desarticulação do crime organizado no Estado. “Por isto, continua vivo em nossa memória. E me regozijo ao ver, neste recinto, advogadas e advogados que darão prosseguimento a essa luta”.
Em sua fala, o presidente nacional mencionou, ainda, a capixaba Sayury Otoni, secretária-geral do CFOAB. “Tenho muito orgulho de contar com a bravura desta capixaba que assumiu comigo a grande missão de dirigir o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Sayury é grande pensadora do direito. É uma advogada brilhante. É professora, educadora e, certamente, uma grande dirigente que o Conselho Federal terá, de agora em diante, em seus quadros”.
O presidente Beto Simonetti também lembrou de algumas ações importantes no início de sua gestão à frente da OAB Nacional, como a aprovação, pelo Senado, da proposta que assegura a exclusividade da OAB para aplicar procedimentos disciplinares à advocacia; a aprovação, na Câmara dos Deputados, do PL 5284/2020 que reforça as prerrogativas, o direito de defesa e a inviolabilidade dos escritórios; e, a recente vitória histórica, no STJ, da fixação dos honorários de sucumbência de acordo com o Código de Processo Civil.
“É inestimável a relevância dessas conquistas, as quais só foram possíveis devido à abnegada conjugação de esforços de todo o Sistema OAB. Essas são conquistas que precisam ser celebradas! São avanços que impactam diretamente o nosso cotidiano profissional”.
Outros discursos
A solenidade contou, ainda, com os discursos do presidente do Conselho Gestor do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), Felipe Sarmento; do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAES), Ben-Hur Farina; da vice-presidente da OAB-ES, Anabela Galvão; da secretária-geral da CFOAB, Sayury Otoni; e do advogado, representante do Conselho Federal da OAB no Conselho da Justiça Federal (CFJ), Luiz Cláudio Allemand.
Composição da mesa
A mesa de honra contou com a presença, além dos já citados acima, do secretário-geral da OAB-ES, Alberto Nemer; da secretária-geral adjunta, Silvia Hansen; do tesoureiro, Anderson Ferreira Félis; do presidente do TJES, Fabio Clem; do presidente da CAAES, Ben-Hur Farina; do presidente da Escola Superior de Advocacia, Alexandre Zamprogno; do presidente da Câmara Municipal de Vitória, Davi Esmael; de presidentes de Seccionais; de conselheiros e conselheiras e de presidentes de Subseções.
Vídeo 90 anos
Um momento muito aplaudido na solenidade foi o vídeo em comemoração aos 90 anos da OAB-ES, que trouxe um pouco da história da Ordem nestas nove décadas, em algumas imagens marcantes e emocionantes, com depoimentos do presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho; do ex-Conselheiro Federal e ex-vice-presidente do Conselho Federal, Luiz Antonio de Souza Basilio; e da secretária-geral da OAB Nacional, Sayury Otoni.
Medalha 90 anos OAB-ES
Para marcar este momento histórico de comemoração de 90 anos da OAB-ES, foi criada a Medalha 90 anos OAB-ES, que foi entregue pelo presidente José Carlos Rizk Filho e a vice-presidente Anabela Galvão, ao presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti; ao presidente do Conselho Gestor do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), Felipe Sarmento; e ao advogado, representante do Conselho Federal da OAB no Conselho da Justiça Federal (CFJ), Luiz Cláudio Allemand.
Jeremias Reis
A solenidade foi abrilhantada, ainda, com a participação do cantor Jeremias Reis, ganhador da 4ª edição do The Voice Kids, em dois momentos, cantando “Semente do Amanhã” e “Happy Day”.
Coquetel dançante
Após a solenidade, foi realizada uma confraternização que reuniu advogados e advogadas ao som da Banda Casaca e Marcelo Ribeiro e Banda B. E para finalizar os 90 anos dessa senhora chamada OAB-ES, o Centro de Convenções ferveu com a presença da bateria da escola de samba Jucutuquara.