Notícias

OAB-ES apresenta pleitos da advocacia durante abertura da inspeção do CNJ no TJES

Publicado em 20 de Fevereiro de 2017 • 13:35

OAB-ES apresenta pleitos da advocacia durante abertura da inspeção do CNJ no TJES

Todos os problemas enfrentados pelos advogados no âmbito da Justiça Estadual, relatados pelos profissionais das 17 Subseções e da capital, foram reunidos em um relatório e apresentados ao representante do CNJ, o juiz auxiliar da Corregedoria Nacional, Carlos Vieira Von Adamek, em reunião na manhã desta segunda-feira (20). A reunião aconteceu logo após o lançamento da inspeção do Conselho Nacional no Tribunal de Justiça do Estado, que segue até a próxima sexta-feira, dia 24.  

Os advogados e a sociedade capixaba estiveram representados pela OAB-ES, por meio do seu presidente, Homero Mafra, pela vice-presidente, Simone Silveira, pelos presidentes de Subseções e pelo conselho da Ordem.

Abertura dos trabalhos com representantes do CNJ, presidente do TJES, Annibal de Rezende Lima e presidente da Ordem, Homero Mafra 

“Chamamos atenção para a grave situação da Justiça de Primeiro Grau, pois em alguns lugares a prestação jurisdicional é uma ficção. Mostramos ao CNJ a necessidade de que seja reconstruído o Judiciário de Primeiro Grau no Espírito Santo. Nós temos várias Comarcas sem juízes, petições sem juntada. Vivemos uma situação que não pode continuar”, declarou o presidente da Ordem, Homero Mafra.

Para o presidente da Subseção de Castelo, Carlos Henrique Soares Petter, onde será realizado um protesto em frente ao Fórum da cidade por melhores condições de trabalho na próxima quarta (22), é preciso mostrar ao CNJ e à sociedade que está instalado um caos nas comarcas do interior.

“Comarcas com 15 mil processos e um juiz é a mesma coisa que não ter prestação jurisdicional e essa ausência acarreta problemas sociais em escala econômica e profissional. A sociedade deixa de ser ouvida. Então, é necessário que a atenção seja voltada para o interior, onde não há juízes de forma correta. Além disso, também enfrentamos péssimas condições físicas do Fórum de Castelo, que hoje está condenado pela Defesa Civil, é um local insalubre e sem acessibilidade alguma. O que nos causou uma surpresa foi que o representante do CNJ disse que já esperava tal cenário, mas não nas proporções relatadas e falou que vai tentar ir pessoalmente são interior, se mostrando sensível aos reclames da advocacia”, afirmou Carlos Henrique.

Responsável pelas demandas dos advogados de Guaçuí, o presidente da Subseção, Luiz Bernard Sardenberg Moulin, considerou muito importante o fato de a OAB-ES ter apresentado seus pleitos de maneira formal. A exemplo de outras Comarcas, Segundo Luiz Bernard, Guaçuí também enfrenta a realidade de ter que despachar o processo com assessor no lugar de um juiz. “Precisa de juiz presente na comarca. A advocacia quer que o juiz esteja morando na comarca. Só buscamos o certo e deixamos claro que não temos nada contra os juízes, que são bons, mas queremos a presença deles.”

Moulin ressaltou que a inspeção demonstra que a Ordem está sendo ouvida e se faz presente diante da advocacia.

O presidente da Subseção de Alegre, Luiz Felipe Mantovaneli Ferreira, espera que o CNJ atenda as expectativas dos advogados e advogadas. “Em Alegre o maior problema é a falta de servidores e tememos que daqui a algum tempo só tenhamos estagiários para atender as demandas no Fórum. Da forma como está sendo aplicada a prestação jurisdicional não adianta o juiz trabalhar muito porque o processo não tem andamento e acaba travando por falta de servidores.”

Também participaram da reunião com o CNJ na abertura dos trabalhos, o presidente das Subseções da Serra, Ítalo Scaramussa Luz, Vila Velha, Ricardo Ferreira Pinto Holzmeister, Ibiraçu, Gracélia Maria Conte, Aracruz, Helber Antônio Vescovi e o conselheiro federal Cláudio Colnago.

A inspeção do CNJ, que acontece a pedido da OAB-ES, no TJES segue até a próxima sexta-feira (24), verificando o funcionamento dos setores administrativos e judiciais do TJES, além das serventias Extrajudiciais do Estado.  É importante dizer que, durante a inspeção, os trabalhos e os prazos forenses não serão suspensos.  

Os trabalhos de inspeção ficarão a cargo do Juiz Substituto de 2º Grau Carlos Vieira von Adamek; e do Juiz de Direito Márcio Antonio Boscaro, ambos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; dos Juízes de Direito Márcio Evangelista Ferreira da Silva e Márcio da Silva Alexandre, ambos do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios; Rui de Almeida Magalhães, do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais; e Candice Lavocat Galvão Jobim, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Leia também: 

Subseção de Castelo fará manifestação por melhores condições no fórum

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Articulação da Subseção da OAB-ES da Serra resulta na inauguração de duas salas de atendimento exclusivo à advocacia no Fórum Civil

CONQUISTA

Articulação da Subseção da OAB-ES da Serra resulta na inauguração de duas salas de atendimento exclusivo à advocacia no Fórum Civil

São duas salas com oito servidores disponíveis para auxiliar nas demandas relacionadas às diferentes áreas do Judiciário.

Atuação da advocacia preservou autos originais do Caso Araceli antes de incêndio no Arquivo Geral do TJES

CASO ARACELI

Atuação da advocacia preservou autos originais do Caso Araceli antes de incêndio no Arquivo Geral do TJES

O episódio demonstra como a atuação atenta da advocacia pode contribuir não apenas para a defesa dos interesses de seus clientes, mas também p...

Atuação da Comissão de Procuradores Municipais da OAB-ES resulta em reajuste de 107% para advogados públicos de Vila Pavão

ADVOCACIA MUNICIPAL

Atuação da Comissão de Procuradores Municipais da OAB-ES resulta em reajuste de 107% para advogados públicos de Vila Pavão

O projeto de lei foi encaminhado pelo prefeito João Trancoso à Câmara Municipal e aprovado pelos vereadores

OAB-ES participa da reunião do Conselho Pleno do Conselho Federal sobre a modernização da justiça e a revisão do provimento eleitoral

NOTÍCIAS

OAB-ES participa da reunião do Conselho Pleno do Conselho Federal sobre a modernização da justiça e a revisão do provimento eleitoral

Entre os assuntos tratados esteve a integração do Banco do Brasil com os tribunais para o processamento eletrônico de depósitos judiciais e alv...