Notícias

OAB-ES alerta advogados sobre desafios do Direito de Família

Publicado em 08 de Maio de 2017 • 17:30

OAB-ES alerta advogados sobre desafios do Direito de Família

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Espírito Santo (OAB-ES), por meio da Comissão Especial de Direito de Família,  fez um alerta aos advogados e advogadas sobre a constitucionalização da área de família e dos desafios enfrentados na lida diária. A Comissão abordou o tema em palestra da conselheira Seccional, Marianne Rios, que foi realizada na última sexta-feira (05), no auditório da ESA/OAB-ES.

O encontro foi uma parceria entre as Comissões de Estudos Constitucionais e de Direito de Família, para demonstrar aos advogados a importância de uma visão mais ampla da área.

“Quisemos esclarecer a nova visão que o advogado precisa ter para lidar com o Direito de Família. O advogado não pode se prender àqueles conceitos antigos, meramente legalistas, de só se olhar o código. Tem que focar mais na nova realidade social e naquilo que irradia da Constituição Federal", explicou José Eduardo Coelho Dias, presidente da Comissão de Direito de Família da OAB-ES.

A palestrante, conselheira seccional Marianne Rios, fez um resgate histórico de várias decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) entre 2008 e 2016, envolvendo o tema, como exemplo: abandono afetivo, união homoafetiva, alimentos gravídicos, entre outros.

Marianne demonstrou que o pano de fundo das últimas decisões polêmicas relacionadas ao direito da família não estava no código, e sim na constituição. “Ele vai ter que buscar no contexto constitucional a solução para a pacificação de um conflito. Terá que inovar em sua tese quando receber um caso de difícil resolução. O advogado precisa buscar no Direito Constitucional e na filosofia do Direito as soluções para conseguir se manter no mercado.”

A palestra contou com a participação da ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho e desembargadora aposentada Maria Francisca Lacerda, que é coordenadora regional do programa nacional Trabalho de Justiça e Cidadania (TJC), da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho. 

Maria Francisca aproveitou a oportunidade para explicar sobre o programa: “Nós realizamos convênio com escolas públicas para receberem o programa. Somos um grupo voluntário que orienta professores para levar noções de cidadania aos alunos. As crianças e adolescentes aprendem de forma lúdica sobre trabalho infantil, violência doméstica, ética, respeito aos idosos, acessibilidade, entre outros temas relacionados a cidadania. Nós acompanhamos todo o aprendizado e levamos os alunos para conhecer fóruns, assistir audiências.”

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Articulação da Subseção da OAB-ES da Serra resulta na inauguração de duas salas de atendimento exclusivo à advocacia no Fórum Civil

CONQUISTA

Articulação da Subseção da OAB-ES da Serra resulta na inauguração de duas salas de atendimento exclusivo à advocacia no Fórum Civil

São duas salas com oito servidores disponíveis para auxiliar nas demandas relacionadas às diferentes áreas do Judiciário.

Atuação da advocacia preservou autos originais do Caso Araceli antes de incêndio no Arquivo Geral do TJES

CASO ARACELI

Atuação da advocacia preservou autos originais do Caso Araceli antes de incêndio no Arquivo Geral do TJES

O episódio demonstra como a atuação atenta da advocacia pode contribuir não apenas para a defesa dos interesses de seus clientes, mas também p...

Atuação da Comissão de Procuradores Municipais da OAB-ES resulta em reajuste de 107% para advogados públicos de Vila Pavão

ADVOCACIA MUNICIPAL

Atuação da Comissão de Procuradores Municipais da OAB-ES resulta em reajuste de 107% para advogados públicos de Vila Pavão

O projeto de lei foi encaminhado pelo prefeito João Trancoso à Câmara Municipal e aprovado pelos vereadores

OAB-ES participa da reunião do Conselho Pleno do Conselho Federal sobre a modernização da justiça e a revisão do provimento eleitoral

NOTÍCIAS

OAB-ES participa da reunião do Conselho Pleno do Conselho Federal sobre a modernização da justiça e a revisão do provimento eleitoral

Entre os assuntos tratados esteve a integração do Banco do Brasil com os tribunais para o processamento eletrônico de depósitos judiciais e alv...