Notícias

Marcus Vinicius e Britto lançam 3ª edição de livro sobre inviolabilidade da defesa

Publicado em 20 de Novembro de 2011 • 17:52

Marcus Vinicius e Britto lançam 3ª edição de livro sobre inviolabilidade da defesa

O secretário-geral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, e o ex-presidente nacional da OAB e membro honorário vitalício da entidade, Cezar Britto, vão lançar na XXI Conferência Nacional dos Advogados,  a 3ª edição do livro "A Inviolabilidade do Direito de Defesa", que escreveram a quatro mãos. O lançamento da obra com a presença dos autores será nesta terça-feira (22), às 18h, no estande da OAB de Minas Gerais instalado no Centro de Convenções ExpoUnimed, onde será instalada amanhã a Conferência que se desenvolve  até o dia 24 e  para a qual estão inscritos mais de 7 mil advogados.

A nova edição do livro, que conta a saga da Lei 11.767/2008 - um marco nas prerrogativas dos advogados por tornar invioláveis o escritório e seus instrumentos de trabalho - tem prefácio do presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, além de reeditar o prefácio do vice-presidente da República, Michel Temer,  que foi o autor do projeto quando deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, além de trazer uma apresentação do presidente da OAB-MG, Luis Claudio Chaves.

No seu prefácio à 3ª edição, o presidente nacional da OAB observa que esse novo diploma das prerrogativas da advocacia reflete "a diretiva constitucional segundo a qual o advogado é inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei, exprime a amplitude de seu munnus publico e, a rigor, o transforma em profissional da cidadania e da Justiça".  Ophir conclui que "na medida em que luta por essas questões, a OAB se firma como resultado de uma obra coletiva, o amálgama do exercício da advocacia com a cidadania, condição fundamental para a consolidação fundamental para a consolidação de uma sociedade justa".

O presidente da OAB-MG, em sua apresentação dos autores, observa: "Cezar Britto e Marcus Vinicius Coêlho, nordestinos e oriundos dos movimentos de defesa dos direitos humanos (...) são exemplos de lideranças autênticas da advocacia, que se dedicaram a alcançar a aprovação da maior conquista legislativa da década passada, em benefício da defesa, do cidadão e do exercício da advocacia; são autores, desta obra que possui inegostáveis ensinamentos doutrinátios e históricos sobre a essencialidade da defesa à consecução da Justiça".

 

Fonte: OAB Nacional

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nota de Desagravo Público

NOTÍCIAS

Nota de Desagravo Público

A advocacia não reivindica privilégios. Exige apenas o respeito institucional que a Constituição da República, a Lei nº 8.906, de 1994, e o E...

Precedentes tributários, IA e independência da magistratura

ARTIGO

Precedentes tributários, IA e independência da magistratura

Desafio não é resistir à tecnologia, mas garantir segurança jurídica, independência do magistrado e confiança no Judiciário

Congresso Estadual da Advocacia terá ministros do STF e do TST entre os principais destaques em Vitória

CONGRESSO ESTADUAL

Congresso Estadual da Advocacia terá ministros do STF e do TST entre os principais destaques em Vitória

O encontro reunirá ministros, juristas e professores para debater os desafios da Justiça contemporânea

Convites para a 2ª edição da Festa da Advocacia já podem ser adquiridos

FESTA DA ADVOCACIA

Convites para a 2ª edição da Festa da Advocacia já podem ser adquiridos

A programação contará com cinco horas de churrasco, open bar, van de chopp com diversos sabores e atrações musicais ao longo da noite.