Notícias

LI E RECOMENDO: Luiz Claudio Allemand indica O Petróleo – Uma história mundial de conquistas, poder e dinheiro

Publicado em 22 de Julho de 2013 • 14:49

LI E RECOMENDO: Luiz Claudio Allemand indica O Petróleo – Uma história mundial de conquistas, poder e dinheiro

O conselheiro federal Luiz Claudio Allemand participa da coluna LI E RECOMENDO indicando a leitura do livro “O Petróleo – Uma história mundial de conquistas, poder e dinheiro”, de Daniel Yergin, vencedor do Prêmio Pulitzer.

Luiz Claudio Allemand

O que chamou minha atenção no livro foi a história da humanidade, contada pela ótica da disputa pelo petróleo. Fica a sensação de que o ser humano é um simples protagonista dessa batalha diária pela pesquisa, descoberta e exploração do ouro negro.

 Vale a pena ler para que se possa concluir o motivo da disputa pelo pré-sal, pois, com base no conhecimento da história, será possível o leitor reconhecer a força que fez ruir a Federação brasileira em uma batalha feroz entre Estados irmãos. Uma política nacionalista piegas, arcaica e ultrapassada de que o petróleo é nosso. Em síntese, dinheiro e poder.

Ficha Técnica

Livro: O Petroleo - Uma História Mundial de Conquistas, Poder e Dinheiro

Autor:  Daniel Yergin 

Editora: PAZ E TERRA

Ano de Edição: 2010

Nº de Páginas: 1096

Resumo: Vencedor do prêmio Pulitzer, este livro traça a abrangente história do combustível mais importante do mundo. Colocando-o no centro das decisões mais importantes do século XX, o especialista Daniel Yergin, referência internacional no assunto, mostra de que maneira o petróleo influenciou guerras, suscitou transformações tecnológicas e gerou as maiores riquezas do planeta. Nesta edição revista, ampliada e ilustrada, povoada por nomes como Churchill, Hitler, Stálin e Saddam Hussein, o leitor brasileiro poderá encontrar também um epílogo com informações essenciais sobre o contexto brasileiro e as perspectivas do pré-sal.

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

OAB-ES alerta para golpe do falso advogado e orienta população sobre como se proteger

FALSO ADVOGADO

OAB-ES alerta para golpe do falso advogado e orienta população sobre como se proteger

Com mais de 1.300 denúncias recebidas, Ordem intensifica ações contra fraudes

OAB-ES entrega sala de apoio à advocacia reestruturada no Fórum de Ibatiba

REESTRUTURAÇÃO

OAB-ES entrega sala de apoio à advocacia reestruturada no Fórum de Ibatiba

Espaço foi renovado e agora oferece mais conforto, equipamentos e privacidade para o atendimento de advogados e advogadas no Caparaó capixaba.

TJES concede prisão domiciliar a advogada após atuação da OAB-ES

PRERROGATIVAS EM AÇÃO

TJES concede prisão domiciliar a advogada após atuação da OAB-ES

Decisão ocorre após apresentação de documentos, sustentação oral e diligência para verificar irregularidades nas condições de custódia.

OAB-ES aciona a Justiça contra captação irregular de clientes em serviços previdenciários

CAPTAÇÃO IRREGULAR DE CLIENTES

OAB-ES aciona a Justiça contra captação irregular de clientes em serviços previdenciários

Ação Civil Pública busca impedir o exercício de atividades privativas da advocacia por empresas não habilitadas e combater práticas de concor...