OAB Jovem

Jovem Advocacia: live “Desafios e mudanças na profissão dos advogados” da OAB-ES é transmitida ao vivo por A Gazeta



A live "Os desafios da Jovem Advocacia", promovida pela OAB-ES, foi transmitida ao vivo pelo site A Gazeta na tarde desta terça-feira (1º) e contou com a mediação da jornalista Gabriela Ribeti. De forma inédita e inovadora, a Comissão da Jovem Advocacia teve oportunidade de apresentar em um amplo debate on-line as ações e as atividades que estão sendo implementadas neste momento de pandemia, mudanças na profissão, capacitação e as oportunidade de inserção no mercado.

Participaram a vice-presidente da comissão, Ariany Carvalho; o secretário-geral, Diego Cavalcante, e o presidente, Baltazar Bittencourt.

Atualmente, o Espírito Santo conta com 24 mil advogados e mais de 500 novos advogados receberam suas carteiras e ingressaram na carreira neste ano.

A vice-presidente, Ariany Carvalho, representando as mulheres advogadas, falou sobre o atual cenário. “Neste difícil momento, a OAB-ES não parou e tem realizado muitas ações com a representatividade da Jovem Advocacia. Tivemos que nos reinventar. Participamos do projeto social com entrega de cestas básicas para os advogados em situação de vulnerabilidade econômica. Foi muito gratificante participar”, comentou.

O secretário-geral, Diego Cavalcante, informou sobre cursos de capacitação e iniciação científica, minicursos que estão sendo oferecidos para a jovem advocacia. “Os advogados, quando saem das universidades, não têm acesso a todas as informações e a OAB oferece essa oportunidade para qualificação. Todos esses cursos estão sendo transmitidos neste momento de forma on-line para abranger não só a Grande Vitoria, mas também todo o interior. A gestão atual também inovou com a criação do projeto Meu Primeiro Cliente direcionado para os novos advogados. Acompanhem, participem das atividades da OAB, pois lá é a nossa casa”, disse Diego.

O presidente da Comissão, Baltazar Bittencourt, ressaltou sobre a luta para melhorar a remuneração em início de carreira. E anunciou que foi protocolado junto ao Conselho Federal um documento para regulamentação do piso salarial da advocacia no Espírito Santo.

“Ontem tiramos do papel um pleito antigo da Jovem Advocacia, que é o projeto para a instituição do piso salarial ético para a classe. Temos o apoio do nosso presidente Rizk e certamente teremos apoio do nosso conselho seccional, que sempre teve muito carinho com as pautas da jovem advocacia. Além disso, estamos elaborando um estudo dos impactos que eventuais alterações nas regras de publicidade ocasionarão à Jovem Advocacia, que será feito por meio de consulta à classe e a profissionais da área, através de audiências públicas. O CFOAB busca alterar tais normas e para lá enviaremos nossas preocupações e faremos ecoar as nossas demandas como classe. Necessário para nós nos adaptarmos às novas tendências, e faremos isso com muita responsabilidade. Temos o compromisso de defender o melhor interesse da Jovem Advocacia”, destacou Baltazar.

O debate pode ser conferido no site da Gazeta pelo link: www.gazetaonline.com.br
keyboard_arrow_up