Notícias

Entrega de carteiras: Homero Mafra exalta prazer no exercício da advocacia

Publicado em 01 de Fevereiro de 2017 • 19:30

Entrega de carteiras: Homero Mafra exalta prazer no exercício da advocacia

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES), realizou nesta quarta-feira (01), a primeira solenidade de entrega de carteiras do ano. Ao todo, 40 advogados recém-aprovados no exame da Ordem receberam o passaporte da cidadania, como define o presidente da Seccional, Homero Mafra.

Em seu discurso, o presidente da OAB-ES passou àqueles que iniciam ou retomam a advocacia o prazer de exercer a profissão e também seus desafios. Lembrou a crise política por qual passa o país e fez um apelo à defesa integral da democracia e da Constituição Federal, rejeitando o culto à personalidade e o surgimento de salvadores da pátria.

“A democracia brasileira não aceita aventuras. Muitos de nós ficamos felizes com a prisão de Eike Batista com os cabelos raspados. Mas eu não me regozijo disso. Em 2011, conforme registrado em matéria do site da Ordem considerei lamentável o corte de cabelo de presidiários, pois configura intervenção corpórea incompatível com a dignidade humana. É um absurdo que ela continue acontecendo no Estado e no país. A Constituição Federal assegura a integridade dos apenados. Cada um tem um corte de cabelo, e nele está sua personalidade. O que querem é negar o direito da personalidade”, declarou.

Homero Mafra defendeu o combate à corrupção, mas dentro dos limites legais. “Não podemos promover a caça àqueles que combatemos, uma vez que todos nós estamos sujeitos ao arbítrio uma vez quebrada a legalidade”, reforçou.

Citando Bertolt Brecht - “Nós que nos afoguemos nessa onda, pensai no tempo sombrio que haveis escapado” -, Homero Mafra falou da importância da advocacia e do prazer em ser advogado. “Com todos os problemas e dificuldades que vamos enfrentar, vocês não têm ideia do que é reestabelecer a liberdade suprimida, corrigir uma injustiça. Mas vocês terão essa ideia daqui a um tempo. É muito bom ser advogado”, descreveu.

A mesa da solenidade foi formada ainda pela vice-presidente da OAB-ES, Simone Silveira, pelo diretor-tesoureiro, Giulio Imbroisi, pelo Conselheiro Federal, Dalton Moraes (paraninfo da turma), e pela Conselheira Seccional, Maria Helena Reinoso. Além da presidente da Comissão Estadual da Advocacia em Início de Carreira, Natálya Assunção.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nota de Desagravo Público

NOTÍCIAS

Nota de Desagravo Público

A advocacia não reivindica privilégios. Exige apenas o respeito institucional que a Constituição da República, a Lei nº 8.906, de 1994, e o E...

Precedentes tributários, IA e independência da magistratura

ARTIGO

Precedentes tributários, IA e independência da magistratura

Desafio não é resistir à tecnologia, mas garantir segurança jurídica, independência do magistrado e confiança no Judiciário

Congresso Estadual da Advocacia terá ministros do STF e do TST entre os principais destaques em Vitória

CONGRESSO ESTADUAL

Congresso Estadual da Advocacia terá ministros do STF e do TST entre os principais destaques em Vitória

O encontro reunirá ministros, juristas e professores para debater os desafios da Justiça contemporânea

Convites para a 2ª edição da Festa da Advocacia já podem ser adquiridos

FESTA DA ADVOCACIA

Convites para a 2ª edição da Festa da Advocacia já podem ser adquiridos

A programação contará com cinco horas de churrasco, open bar, van de chopp com diversos sabores e atrações musicais ao longo da noite.