Notícias

Decisão favorável em Mandado impetrado pela OAB reforça legalidade em expedição de alvará

Publicado em 26 de Novembro de 2009 • 14:35

Decisão favorável em Mandado impetrado pela OAB reforça legalidade em expedição de alvará

Vitória, 26/11/2009 - A OAB-ES obteve decisão favorável ao Mandado de Segurança impetrado por sua Comissão de Prerrogativas e por um advogado, contra o ato do juiz do 2º Juizado Especial Cível Adjunto da Ufes, que negou ao advogado a expedição de um alvará que foi requerido conforme todas as exigências legais. O pedido foi negado, mesmo o advogado tendo apresentando procuração por parte do cliente para receber e dar quitação nos autos de um processo.

A impetração, que havia sido feita perante o Tribunal de Justiça do Estado (TJES) no mês de abril, foi julgada pelo Colégio Recursal dos Juizados Especiais da 3ª Turma. A decisão foi divulgada no último dia 20 deste mês.

No texto, o relator da decisão reforça o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de que "o advogado legalmente constituído com poderes na procuração para receber e dar quitação tem direito inviolável à expedição de alvará em seu nome, a fim de levantar depósitos judiciais e extrajudiciais".
Após a citação, o relator ressalta, também, que "não há dúvidas de que os impetrantes devem ter assegurados direitos que são absolutamente legítimos, tais como o recebimento de quantias depositadas em favor de clientes de representam".

Sugere, ainda, que o assunto seja levado à próxima reunião dos membros do Colegiado Recursal do Estado com a finalidade de edição de Enunciado sobre o tema, a fim de evitar que haja repetição de constrangimentos como os relatados pelos impetrantes, o que segundo o relator "representa verdadeira afronta ao exercício da advocacia".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

OAB-ES entrega sala de apoio à advocacia reestruturada no Fórum de Ibatiba

REESTRUTURAÇÃO

OAB-ES entrega sala de apoio à advocacia reestruturada no Fórum de Ibatiba

Espaço foi renovado e agora oferece mais conforto, equipamentos e privacidade para o atendimento de advogados e advogadas no Caparaó capixaba.

TJES concede prisão domiciliar a advogada após atuação da OAB-ES

PRERROGATIVAS EM AÇÃO

TJES concede prisão domiciliar a advogada após atuação da OAB-ES

Decisão ocorre após apresentação de documentos, sustentação oral e diligência para verificar irregularidades nas condições de custódia.

OAB-ES aciona a Justiça contra captação irregular de clientes em serviços previdenciários

CAPTAÇÃO IRREGULAR DE CLIENTES

OAB-ES aciona a Justiça contra captação irregular de clientes em serviços previdenciários

Ação Civil Pública busca impedir o exercício de atividades privativas da advocacia por empresas não habilitadas e combater práticas de concor...

Presidente da OAB-ES integrará grupo de trabalho da OAB Nacional sobre regras de inscrição suplementar

INSCRIÇÃO SUPLEMENTAR

Presidente da OAB-ES integrará grupo de trabalho da OAB Nacional sobre regras de inscrição suplementar

Erica Neves participará das discussões para aperfeiçoar os critérios de inscrição de advogados que atuam em mais de um estado