Debate “Reflexos da Reforma Tributária na Advocacia” encerra o congresso
O painel “Reforma Tributária na Advocacia” encerrou, na tarde de ontem, o seminário sobre a reforma tributária, realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES). Na abertura das palestras, o presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, parabenizou a organização do evento.
“Venho registrar publicamente meu agradecimento e parabenizar a Comissão de Direito Tributário. Ninguém faz nada sozinho. Nos honramos em realizar esse evento em nosso Estado”, comentou.
A mesa foi presidida pelo conselheiro federal pela OAB-PR e diretor tesoureiro do Conselho Federal da OAB, José Augusto Araújo de Noronha. “Gostaria de cumprimentar todos os presentes. Ver o Espírito Santo realizar um evento dessa magnitude é uma imensa alegria”, comentou Noronha. 
A conselheira Federal da OAB/ES e presidente da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro, Luciana Mattar Vilela Nemer, participou do debate. “Devemos observar e trabalhar para apoiar o ambiente de negócios e diminuir a burocracia. Nosso principal objetivo é sempre defender o interesse do cidadão”, comentou ainda Luciana. 
Também participou do debate o professor titular de Direito Tributário dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Roque Antonio Carraza; o membro da Comissão Especial de Direito Tributário do Conselho Federal da OAB, João André Sales Rodrigues; o mestre em Direito pela UFES e diretor da OAB/TV e pós graduação ESA, Vinicius Pinheiro de Sant’Anna; o mestre e doutorando pela PUC- SP, professor de Direito Tributário e conselheiro federal da OAB-ES, Ricardo Álvares da Silva Campos Júnior; o presidente da Comissão Especial de Direito Tributário do CFOAB, Eduardo Maneira; o conselheiro seccional da OAB-ES e membro da Comissão Especial de Direito Tributário do Conselho Federal da OAB, Alessandro Rostagno.
A mesa tratou do impacto da reforma para a classe dos advogados. A preocupação externalizada pelos debatores foi quanto ao provável aumento da carga tributária para os escritórios de advocacia. Para encerrar o debate, o professor Roque Antonio Carraza reiterou o fundamental papel do advogado tributarista.

