Notícias

Comissão da OAB-ES constata irregularidades nos Hospitais Infantil e no antigo São Lucas

Publicado em 19 de Julho de 2017 • 20:00

Comissão da OAB-ES constata irregularidades nos Hospitais Infantil e no antigo São Lucas

A Comissão de Direitos Humanos da OAB-ES realizou vistorias no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), Em Vitória, e no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (Antigo São Lucas) nos meses de junho e julho, a partir de denúncias feitas à Ordem, e constatou diversas irregularidades.   

De acordo com a Vice-Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Flavia Murad, os maiores problemas foram encontrados no Hospital Infantil. “A estrutura física é crítica. Há sérias avarias, mofo, infiltrações e goteiras por todo o hospital. Existe ainda superlotação com necessidade de vagas nas UTI’s pediátrica e neonatal”, frisou a advogada. 

Também foi constatado que não há espaço físico suficiente no ambiente hospitalar, dificultando o trabalho da equipe profissional e causando estresse em todos os envolvidos no processo como pacientes, acompanhantes e nos próprios profissionais da saúde. A acessibilidade também é precária, segundo a advogada, pois a rampa que dá acesso ao andar superior está interditada e o acesso está sendo realizado por uma escada estreita, sem qualquer condição de manobras de urgências. 



Apesar de todos os problemas encontrados, Flavia Murad enfatiza que é nítido o engajamento do corpo de profissionais da saúde para que o hospital funcione e que todas as crianças sejam bem atendidas, mas “é calamitosa a situação do HINSG para todos os envolvidos”. 



No Hospital Estadual de Urgência e Emergência (antigo São Lucas), o problema também é sério, uma vez que  ainda há falta de leitos de retaguarda na enfermaria para acomodar toda a demanda recebida. A rede básica, conhecida como Pronto Atendimento (PA), não funciona de maneira eficiente. 

A presidente da Comissão Especial de Direitos da Pessoa com Deficiência, Maristela Lugon, que também participou das inspeções, ressalta que no Hospital Estadual de Urgência e Emergência existe visível superlotação e há falta de espaço para acomodar os pacientes que são atendidos em macas nos corredores. 



Com todas as informações reunidas, a Comissão vai produzir um relatório que será encaminhado ao Conselho Seccional da Ordem para as devidas providências.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nota de Desagravo Público

NOTÍCIAS

Nota de Desagravo Público

A advocacia não reivindica privilégios. Exige apenas o respeito institucional que a Constituição da República, a Lei nº 8.906, de 1994, e o E...

Precedentes tributários, IA e independência da magistratura

ARTIGO

Precedentes tributários, IA e independência da magistratura

Desafio não é resistir à tecnologia, mas garantir segurança jurídica, independência do magistrado e confiança no Judiciário

Congresso Estadual da Advocacia terá ministros do STF e do TST entre os principais destaques em Vitória

CONGRESSO ESTADUAL

Congresso Estadual da Advocacia terá ministros do STF e do TST entre os principais destaques em Vitória

O encontro reunirá ministros, juristas e professores para debater os desafios da Justiça contemporânea

Convites para a 2ª edição da Festa da Advocacia já podem ser adquiridos

FESTA DA ADVOCACIA

Convites para a 2ª edição da Festa da Advocacia já podem ser adquiridos

A programação contará com cinco horas de churrasco, open bar, van de chopp com diversos sabores e atrações musicais ao longo da noite.