Notícias

Comissão da Mulher da OAB-ES reúne dados para relatório nacional durante Sessão na Assembleia

Publicado em 14 de Junho de 2016 • 17:23

Comissão da Mulher da OAB-ES reúne dados para relatório nacional durante Sessão na Assembleia

Em seu discurso durante a Sessão Especial sobre a Justiça Pela Paz em Casa, nessa segunda-feira (13), na Assembleia Legislativa, organizada pela Comissão da Mulher Advogada da OAB-ES, o presidente da Seccional, Homero Junger Mafra, ressaltou a importância de a advocacia estar comprometida com a cultura da paz, comprometida a lutar contra todas as formas de violência.

“É muito importante estarmos aqui pensando em como atuar para combater não só a violência contra mulher, mas a violência de uma forma geral. A vida humana não pode ser banalizada como acontece hoje. Homenageio nesse momento a advocacia do Piauí e do Paraná, que foram as duas últimas advocacias vitimadas por homicídios contra advogados no exercício de sua profissão. É preciso também quebrarmos a cultura machista com políticas de inclusão. A partir do momento em que há a ocupação dos espaços pelas mulheres, ela deixa de ser uma ocupação simbólica para se tornar uma ocupação de fato. Saibam que estaremos juntos nessa luta, vamos dizer não à violência, não a discriminação, não a toda forma de desigualdade”, enfatizou.



De acordo com a presidente da Comissão da Mulher Advogada e conselheira federal, Flávia Brandão, a Sessão marcou o início do projeto em parceria com o STF que lançou a Campanha “Justiça Pela Paz em Casa” por iniciativa da ministra Cármen Lúcia.

“A Campanha solicita que a OAB, por meio das comissões estaduais, fomente a discussão em torno do tema e nessa segunda reunimos o quórum mais qualificado possível com todos os segmentos diretamente envolvidos com o assunto”, disse Flávia Brandão, que comandou os trabalhos na Assembleia.

A proposta da Campanha é buscar nas discussões mecanismos para o aperfeiçoamento dos processos judiciais para que se tenha através dos atos dos advogados, junto com os demais órgãos, uma forma de acelerar os processos envolvendo a violência doméstica, sem deixar de pensar na conscientização de todos os envolvidos.  



A Comissão da Mulher está reunindo dados sobre a violência doméstica no Estado e para isso distribuiu um questionários às advogadas e advogados participantes do evento com informações relevantes que serão anexadas a um relatório.

Os relatórios sobre a campanha serão produzidos em todo o país e subsidiarão a ministra Carmen Lúcia na formulação de medidas que possam aperfeiçoar os atuais métodos e abordagens de combate e prevenção contra a violência doméstica.

Durante o evento, a juíza Hermínia Azoury, coordenadora do Programa de Combate à violência Doméstica no Tribunal de Justiça (TJES), afirmou que, ao atuar na Vara de Infância e Juventude, percebeu um dado alarmante. Segundo relatou, a maioria das crianças e adolescentes envolvidos em delitos e infrações tinha no histórico familiar casos marcantes de violência praticados por homens dentro de casa, subjugando esposas e filhos. “Ao se tornarem adultos, a tendência é de esses meninos reproduzirem os atos de violência, pois eles deixam traumas”. 



A Sessão Especial aconteceu em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar, que tem como presidente a deputada estadual Luzia Toledo.

A deputada considerou as discussões relevantes. “A Assembleia Legislativa cumpre o seu papel na condição de casa do povo ao abrir espaço para debatermos esse assunto de extrema importância que é a busca de uma solução para a violência doméstica”. 

As parlamentares Eliana Dadalto (PTC) e Janete de Sá (PMN) e o deputado Bruno Lamas (PSB) compareceram ao evento e manifestaram apoio à campanha.

Também participaram do evento a defensora-pública geral do Estado, Elizabeth Haddad; a controladora regional da União no Espírito Santo, Elisa Freitas, a presidente da Associação Brasileira das Mulheres da Carreira Jurídica, Vera Carli Lopes e a chefe da Polícia Civil, delegada Gracimeri Gaviorno.

Nota Técnica



Ao final da Sessão Especial, Flávia Brandão assinou a nota técnica em parceria com a subsecretaria da mulher do Governo do Estado em que a Comissão da Mulher Advogada da OAB-ES se manifesta contrária ao Artigo 12-B.

A subsecretária de políticas para as mulheres do Governo do Estado, Fernanda Carvalho de Souza, afirmou que a proposta é discutir medidas de combate à violência contra mulher. “Queremos estar com a advocacia nessa campanha para que tenhamos uma tutela judicial prestada de forma adequada para as mulheres vítimas.”

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Articulação da Subseção da OAB-ES da Serra resulta na inauguração de duas salas de atendimento exclusivo à advocacia no Fórum Civil

CONQUISTA

Articulação da Subseção da OAB-ES da Serra resulta na inauguração de duas salas de atendimento exclusivo à advocacia no Fórum Civil

São duas salas com oito servidores disponíveis para auxiliar nas demandas relacionadas às diferentes áreas do Judiciário.

Atuação da advocacia preservou autos originais do Caso Araceli antes de incêndio no Arquivo Geral do TJES

CASO ARACELI

Atuação da advocacia preservou autos originais do Caso Araceli antes de incêndio no Arquivo Geral do TJES

O episódio demonstra como a atuação atenta da advocacia pode contribuir não apenas para a defesa dos interesses de seus clientes, mas também p...

Atuação da Comissão de Procuradores Municipais da OAB-ES resulta em reajuste de 107% para advogados públicos de Vila Pavão

ADVOCACIA MUNICIPAL

Atuação da Comissão de Procuradores Municipais da OAB-ES resulta em reajuste de 107% para advogados públicos de Vila Pavão

O projeto de lei foi encaminhado pelo prefeito João Trancoso à Câmara Municipal e aprovado pelos vereadores

OAB-ES participa da reunião do Conselho Pleno do Conselho Federal sobre a modernização da justiça e a revisão do provimento eleitoral

NOTÍCIAS

OAB-ES participa da reunião do Conselho Pleno do Conselho Federal sobre a modernização da justiça e a revisão do provimento eleitoral

Entre os assuntos tratados esteve a integração do Banco do Brasil com os tribunais para o processamento eletrônico de depósitos judiciais e alv...