Notícias

Comarcas só podem ser extintas por meio de lei

Publicado em 05 de Agosto de 2014 • 16:18

Comarcas só podem ser extintas por meio de lei

O Projeto de Lei Complementar 39/2014 (PLC 39/2014), que reestrutura o Judiciário Estadual foi aprovado pelos deputados estaduais nesta última segunda-feira (04), na primeira sessão ordinária realizada após o fim do recesso parlamentar do mês de julho. Os questionamentos apresentados pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Espírito Santo (OAB-ES) e a mobilização feita para que houvesse alterações no texto original fez com que a proposta aprovada com emendas. Entre essas, a que determina que comarcas só podem ser extintas por meio de lei e não por ato administrativo do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).

O presidente da OAB-ES, Homero Junger Mafra, acompanhou a sessão, assim como os demais membros da Diretoria da Seccional, Flávia Brandão Maia Perez (vice-presidente), Délio Prates do Amaral (secretário geral), Luciano Rodrigues Machado (secretário adjunto) e Vinícius José Lopes Coutinho (tesoureiro), além de conselheiros seccionais e advogados que atenderam ao chamado da Ordem para comparecer à sessão desta segunda-feira.

“A reestruturação administrativa que o Judiciário precisa não passa por esse projeto da forma como concebido, mas entendemos que da forma como foi encaminhado à Assembleia Legislativa, a resistência da Ordem e de outros setores da sociedade civil evitou que o projeto tivesse maiores problemas. O fim das comarcas na forma como foi proposto não acontecerá e isto é um avanço”, afirmou o presidente da OAB-ES.

Homero Mafra reafirmou o posicionamento da Seccional pela restituição à 1ª instância dos servidores que hoje estão à disposição do Tribunal: “Hoje o Judiciário vive de estagiários e isso é dar muita responsabilidade para esses estudantes. Isso sim seria a reestruturação.”

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nota de Desagravo Público

NOTÍCIAS

Nota de Desagravo Público

A advocacia não reivindica privilégios. Exige apenas o respeito institucional que a Constituição da República, a Lei nº 8.906, de 1994, e o E...

Precedentes tributários, IA e independência da magistratura

ARTIGO

Precedentes tributários, IA e independência da magistratura

Desafio não é resistir à tecnologia, mas garantir segurança jurídica, independência do magistrado e confiança no Judiciário

Congresso Estadual da Advocacia terá ministros do STF e do TST entre os principais destaques em Vitória

CONGRESSO ESTADUAL

Congresso Estadual da Advocacia terá ministros do STF e do TST entre os principais destaques em Vitória

O encontro reunirá ministros, juristas e professores para debater os desafios da Justiça contemporânea

Convites para a 2ª edição da Festa da Advocacia já podem ser adquiridos

FESTA DA ADVOCACIA

Convites para a 2ª edição da Festa da Advocacia já podem ser adquiridos

A programação contará com cinco horas de churrasco, open bar, van de chopp com diversos sabores e atrações musicais ao longo da noite.