Notícias

Colégio de Presidentes de Subseções demonstra preocupação com falta de servidores em Comarcas

Publicado em 28 de Outubro de 2016 • 18:05

Colégio de Presidentes de Subseções demonstra preocupação com falta de servidores em Comarcas

Em reunião realizada nesta sexta-feira (28), o Colégio de Presidentes de Subseções da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES), demonstrou preocupação com a possível fusão de Comarcas do interior e a falta de servidores no primeiro grau de jurisdição. 

O colegiado, no entanto, deixou claro que está aberto ao diálogo com o Poder Judiciário e que vai buscar uma agenda com o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Annibal de Rezende Lima, para debater o tema. 

Presidente da OAB-ES, Homero Mafra participou da reunião e demonstrou preocupação com o desfalque de servidores no primeiro grau. “É preciso que a advocacia esteja presente na discussão sobre o remanejamento de servidores e recursos”, declarou. 

O Colégio também pretende solicitar ao TJES informações sobre a aplicação do Fundo do Poder Judiciário (Funepj), destinado aos investimentos em infraestrutura, para averiguar a aplicação dos recursos oriundos das custas processuais.  

Carta de Vitória

Coordenador do Colégio de Presidentes, Robson Louzada, presidente da Subseção de Cachoeiro de Itapemirim, destacou a "Carta de Vitória", documento elaborado e aprovado pelo Colégio com críticas ao pagamento de salários acima do teto constitucional a servidores públicos. 

O documento será encaminhado ao presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia, quando o mesmo visitar o Estado em 16 de novembro para inauguração da nova sede da Subseção de Guaçuí. 

"Os Presidentes de Subseções foram muito cobrados para que defendessem uma posição mais clara sobre o entendimento da OAB a respeito do que vem sendo noticiado pela impressa sobre o desrespeito ao teto dos servidores públicos com o pagamento de subsídios dos magistrados. Por se tratar de uma questão nacional, preferimos deliberar pelo encaminhamento da discussão ao Conselho Federal da OAB, mediante o expediente que será entregue pessoalmente ao Presidente Lamachia, que visitará o nosso Estado no próximo dia 16", disse. 

Regimento 

Outro ponto aprovado na reunião foi o regimento interno do Colégio de Presidentes. O documento segue agora para análise e sanção do Conselho Seccional da OAB-ES. 

Na reunião do Colégio de Presidentes se discutem os principais problemas da advocacia em cada região. Os dirigentes apresentam as dificuldades que enfrentam e, em conjunto, o Colégio busca soluções. Os encontros acontecem normalmente na última sexta-feira do mês.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Articulação da Subseção da OAB-ES da Serra resulta na inauguração de duas salas de atendimento exclusivo à advocacia no Fórum Civil

CONQUISTA

Articulação da Subseção da OAB-ES da Serra resulta na inauguração de duas salas de atendimento exclusivo à advocacia no Fórum Civil

São duas salas com oito servidores disponíveis para auxiliar nas demandas relacionadas às diferentes áreas do Judiciário.

Atuação da advocacia preservou autos originais do Caso Araceli antes de incêndio no Arquivo Geral do TJES

CASO ARACELI

Atuação da advocacia preservou autos originais do Caso Araceli antes de incêndio no Arquivo Geral do TJES

O episódio demonstra como a atuação atenta da advocacia pode contribuir não apenas para a defesa dos interesses de seus clientes, mas também p...

Atuação da Comissão de Procuradores Municipais da OAB-ES resulta em reajuste de 107% para advogados públicos de Vila Pavão

ADVOCACIA MUNICIPAL

Atuação da Comissão de Procuradores Municipais da OAB-ES resulta em reajuste de 107% para advogados públicos de Vila Pavão

O projeto de lei foi encaminhado pelo prefeito João Trancoso à Câmara Municipal e aprovado pelos vereadores

OAB-ES participa da reunião do Conselho Pleno do Conselho Federal sobre a modernização da justiça e a revisão do provimento eleitoral

NOTÍCIAS

OAB-ES participa da reunião do Conselho Pleno do Conselho Federal sobre a modernização da justiça e a revisão do provimento eleitoral

Entre os assuntos tratados esteve a integração do Banco do Brasil com os tribunais para o processamento eletrônico de depósitos judiciais e alv...