Notícias

CDH entra com representação no MPE contra sistema de revista íntima nos presídios do Estado

Publicado em 17 de Julho de 2009 • 14:20

CDH entra com representação no MPE contra sistema de revista íntima nos presídios do Estado
A Comissão de Direitos Humanos da OAB-ES, por meio do seu presidente André Luiz Moreira, protocolou uma representação junto ao Ministério Público do Espírito Santo (MPE) requerendo a suspensão da aplicação do manual da Secretaria de Estado da Justiça, que dispõem sobre as revistas íntimas nos visitantes das unidades prisionais do Estado.

No documento, a CDH aponta uma série de violações aos direitos da pessoa humana que foram denunciadas junto à Comissão. Nas falas colhidas, detalhes da humilhação e constrangimento sofrida pelos familiares, e o despreparo dos funcionários que realizam a revista.

Nos relatos, além das mulheres, crianças passam pelo constrangimento de terem que se agachar nuas para a agente penitenciária ver se há algum objeto nos órgãos genitais. Até mesmo os bebês passam pela vistoria íntima.

Na representação a Comissão alerta que o manual da Sejus que disciplina as revistas, intitulado de "Padrões Operacionais Aplicáveis às Unidades Prisionais do Estado - Humanizando o Sistema Prisional"  viola direitos constitucionais e afronta os termos da Resolução nº 9 do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).

Em sintonia com as diretrizes do Conselho, o documento enviado pela CDH cita ainda o posicionamento da Comissão Interamericana de Direitos Humanos e o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro sobre esse tipo de conduta, que entendem como uma situação que violenta o direito a intimidade e dignidade da pessoa humana.

A CDH pede no documento a adoção de medidas judiciais urgentes para determinar a suspensão da aplicação do manual criado pela Sejus e a cessação imediata da realização de revista íntima de forma indiscriminada nas unidades prisionais.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

OAB-ES protocola reclamação disciplinar no CNJ e pede afastamento cautelar de desembargadora do TRT-17

NOTÍCIAS

OAB-ES protocola reclamação disciplinar no CNJ e pede afastamento cautelar de desembargadora do TRT-17

A medida foi adotada após os fatos ocorridos durante a sessão administrativa realizada no último dia 8 de julho

Carlos Augusto da Motta Leal assume interinamente a presidência da OAB-ES

NOTÍCIAS

Carlos Augusto da Motta Leal assume interinamente a presidência da OAB-ES

Desde o início da atual gestão, a OAB-ES tem pautado sua atuação pela defesa das prerrogativas da advocacia

OAB-ES oficia Corregedoria-Geral e Presidência do TJES para providências na Comarca de Venda Nova do Imigrante

NOTÍCIAS

OAB-ES oficia Corregedoria-Geral e Presidência do TJES para providências na Comarca de Venda Nova do Imigrante

Segundo o ofiício, a advocacia local enfrenta um cenário sistêmico de deterioração na prestação jurisdicional

Cariacica e Santa Leopoldina recebem móveis e manutenção de equipamentos

SUBSEÇÕES ATENDIDAS

Cariacica e Santa Leopoldina recebem móveis e manutenção de equipamentos

A Seccional também realizou investimentos em serviços de manutenção elétrica e hidráulica na sede da Subseção