Sul Do Estado

Caravana da OAB-ES e CAAES leva doações a vítimas das chuvas

Publicado em 22 de Janeiro de 2020 • 15:04

Caravana da OAB-ES e CAAES leva doações a vítimas das chuvas

Uma caravana com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil –Seccional Espírito Santo (OAB-ES) e da Caixa de Assistência aos Advogados (CAAES) esteve em Iconha e Alfredo Chaves, nesta quarta-feira (22/01), levando doações arrecadadas de mantimentos, água, roupas e materiais de limpeza para as vítimas das fortes chuvas que atingiram esses municípios. 

No grupo estiveram a vice-presidente da OAB-ES, Anabela Galvão; a presidente da Comissão de Direitos Sociais, Mayara Nogueira; o presidente da CAAES, Aloisio Lira; conselheira da OAB-ES, Lorena Gaudio, além de profissionais da advocacia, dentre outros representantes.



Na oportunidade, eles visitaram a 10ª Subseção de Itapemirim que fica localizada no município de Iconha e se reuniram com a advocacia local e discutiram alternativas para ajudar os profissionais da classe que tiveram escritórios e documentos destruídos pela chuva.



Em sua fala e bastante emocionada afirmou que não poderia deixar de estar presente juntamente com a CAAES e prestar solidariedade e apoio ao município e aos capixabas que perderam todos os seus bens.



“Nós da OAB, estamos aqui para prestar apoio e a nossa casa está de portas-abertas para todos vocês e a advocacia atingida por essa tragédia”, comentou.
Segundo o Corpo de Bombeiros, foram seis mortes e mais de 400 famílias desalojadas. No município de Iconha, cerca de 30 comunidades estão isoladas por conta dos efeitos que a chuva deixou.

Após a visita em Iconha, o grupo seguiu viagem para o município de Alfredo Chaves.



Em solidariedade, a Ordem está recolhendo em suas seccionais doações para as vítimas das chuvas. Às subseções de Colatina, Cariacica, Guarapari e Linhares ou à sede da Ordem no Centro de Vitória continuam recebendo as doações, principalmente, materiais de limpeza e de higiene pessoal.

Relato emocionado

A advogada Mayara Nogueira, que acompanhou a caravana, fez um relato sobre a dor de presenciar a destruição nos dois municípios. "A tragédia tem um cheiro que não é televisionado. Estar em Iconha e Alfredo Chaves e ver de perto o rastro deixado pela incontida força da água foi algo a um só tempo devastador e um exercício de crença no que há de mais humano. Doeu e dói ver famílias perdendo entes queridos, bens e memórias construídas ao longo de toda uma vida. Reconstruir, por mais óbvio que possa parecer, significa construir de novo. Mas como construir mais uma vez se as condições de construção e os momentos de vida não são os mesmos? Como construir de novo tendo como base dores e destroços? É justamente da matéria humana e suas vicissitudes a chave encontrada pela comunidade para (re)significar o que tem sido vivido: nas doações que não param de chegar dos mais diversos municípios; das 300 marmitas/dia feitas pelas mulheres de Pongal cada uma delas com mensagem de encorajamento escrita de próprio punho (“você não está sozinho”, “fé”, “esperança”); dos braços que com enxadas retiram a lama e dos olhos embotados de lágrimas. Vi em Iconha o povo salvar o povo. Vi em Iconha, através da Ordem, Comissão de Direitos Sociais e da CAAES, a preocupação da advocacia salvar o advogado, que é quem salva o povo. Hoje a Ordem verdadeiramente se mostrou um braço da sociedade; hoje a Ordem se mostrou estar a frente dos interesses da classe".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

OAB-ES entrega sala de apoio à advocacia reestruturada no Fórum de Ibatiba

REESTRUTURAÇÃO

OAB-ES entrega sala de apoio à advocacia reestruturada no Fórum de Ibatiba

Espaço foi renovado e agora oferece mais conforto, equipamentos e privacidade para o atendimento de advogados e advogadas no Caparaó capixaba.

TJES concede prisão domiciliar a advogada após atuação da OAB-ES

PRERROGATIVAS EM AÇÃO

TJES concede prisão domiciliar a advogada após atuação da OAB-ES

Decisão ocorre após apresentação de documentos, sustentação oral e diligência para verificar irregularidades nas condições de custódia.

OAB-ES aciona a Justiça contra captação irregular de clientes em serviços previdenciários

CAPTAÇÃO IRREGULAR DE CLIENTES

OAB-ES aciona a Justiça contra captação irregular de clientes em serviços previdenciários

Ação Civil Pública busca impedir o exercício de atividades privativas da advocacia por empresas não habilitadas e combater práticas de concor...

Presidente da OAB-ES integrará grupo de trabalho da OAB Nacional sobre regras de inscrição suplementar

INSCRIÇÃO SUPLEMENTAR

Presidente da OAB-ES integrará grupo de trabalho da OAB Nacional sobre regras de inscrição suplementar

Erica Neves participará das discussões para aperfeiçoar os critérios de inscrição de advogados que atuam em mais de um estado