Notícias

Caixa Dois será tema central de palestras no lançamento do MCCE no ES

Publicado em 07 de Julho de 2016 • 21:30

Caixa Dois será tema central de palestras no lançamento do MCCE no ES

A proibição do financiamento empresarial de campanhas nas eleições municipais de 2016 tornou crescente a preocupação das autoridades com a propagação do crime de Caixa Dois, (doações não oficiais a candidatos). Diante deste fato, no lançamento do comitê local do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral no Espírito Santo (MCCE), realizado na próxima terça-feira (12), às 10h30 na sede da OAB-ES, o tema será abordado por todos os palestrantes.

Presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia abordará as implicações do Caixa Dois nas campanhas. Já o advogado Márlon Reis, um dos autores da Lei da Ficha Limpa, falará sobre “Como identificar, prevenir e reprimir o Caixa Dois nas Eleições”. Já o Procurador Regional Eleitoral, Vinícius Cabeleira, abordará a “Repressão Criminal ao Caixa 2 nas Eleições”.

Cada palestrante falará por 25 minutos e o evento é aberto para o público. Na oportunidade, será lançado um canal de comunicação da OAB-ES com a sociedade que receberá denúncias de corrupção eleitoral e Caixa Dois. As denúncias passarão por uma triagem que avaliará sua procedência. Caso sejam reais, elas serão encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral. Esse canal se transformará em aplicativo o quanto antes.

Inicialmente compõe o Comitê a ONG Transparência Capixaba, a Comissão de Combate  à Corrupção e à Impunidade de OAB-ES e  o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), a Associação de Magistrados do Espírito Santo (Amages) e a Igreja Católica vão compor o movimento inicialmente.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nota de Desagravo Público

NOTÍCIAS

Nota de Desagravo Público

A advocacia não reivindica privilégios. Exige apenas o respeito institucional que a Constituição da República, a Lei nº 8.906, de 1994, e o E...

Precedentes tributários, IA e independência da magistratura

ARTIGO

Precedentes tributários, IA e independência da magistratura

Desafio não é resistir à tecnologia, mas garantir segurança jurídica, independência do magistrado e confiança no Judiciário

Congresso Estadual da Advocacia terá ministros do STF e do TST entre os principais destaques em Vitória

CONGRESSO ESTADUAL

Congresso Estadual da Advocacia terá ministros do STF e do TST entre os principais destaques em Vitória

O encontro reunirá ministros, juristas e professores para debater os desafios da Justiça contemporânea

Convites para a 2ª edição da Festa da Advocacia já podem ser adquiridos

FESTA DA ADVOCACIA

Convites para a 2ª edição da Festa da Advocacia já podem ser adquiridos

A programação contará com cinco horas de churrasco, open bar, van de chopp com diversos sabores e atrações musicais ao longo da noite.