Notícias

ABRAT divulga NOTA OFICIAL sobre corte orçamentário

Publicado em 12 de Fevereiro de 2016 • 17:22

ABRAT divulga NOTA OFICIAL sobre corte orçamentário

A advocacia trabalhista organizada nacionalmente em 26 entidades estaduais associadas à ABRAT vem a público reiterar sua indignação com o corte orçamentário ocorrido pela aprovação da lei 13.255/2016, que compromete sobremaneira o funcionamento do Judiciário Trabalhista.

Em período de crise econômica, com aumento do desemprego e da violação dos direitos dos trabalhadores, a redução orçamentária acarretará uma série de alterações na condução administrativo-financeira dos tribunais do trabalho.

Os tribunais já anunciam mudanças, entre elas a redução no horário de atendimento ao jurisdicionado.

As metas administrativas dos tribunais sofrerão sensíveis alterações atingindo diretamente a advocacia e o jurisdicionado. As necessárias nomeações de servidores e juízes não ocorrerão, assim como as construções de unidades judiciárias a substituírem aquelas que encontram-se em péssimas condições, e as que não possuem prédio próprio igualmente serão paralisadas.

Cumpre ressaltar, por oportuno, que a Justiça do Trabalho é a que mais recolhe aos cofres públicos - INSS e Receita Federal, chegando à casa de centena de milhões anualmente, sendo uma justiça superavitária.

A advocacia trabalhista se insurgiu contra a aprovação da lei orçamentária com o corte drástico de verbas destinadas ao Poder Judiciário, pois já vislumbrava os reflexos que o corte acarretaria às necessidades jurisdicionais da população.

Nenhuma economia justifica a redução no horário de atendimento ao cidadão que necessita da Justiça funcionando em horário integral. Não concebemos que os gastos com iluminação sejam pretexto para reduzir o acesso á justiça, sacrificando os hipossuficientes e a advocacia, impondo a nós o custo social da medida, determinando aos mesmos de sempre uma justiça mais lenta e menos efetiva.   

As entidades de advogados vêm a público registrar seu protesto contra a redução descabida do orçamento do Poder Judiciário Trabalhista, e pugnar pela manutenção no horário de atendimento forense ao jurisdicionado e advogados.

 

ABRAT – Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas

AATSP – Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo

AATP- Associação dos Advogados Trabalhistas de Pernambuco

ABAT- Associação Baiana de Advogados Trabalhistas

AGETRA – Associação Gaúcha de Advogados Trabalhistas

AFAT- Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas

ACAT RJ – Associação Carioca de Advogados Trabalhistas

ATEP – Associação dos Advogados Trabalhista do Estado do Pará

AMAT – Associação Mineira de Advogados Trabalhistas

ANATRA – Associação Norte Riograndense de Advogados Trabalhistas

AATRAMAT - Associação de Advogados Trabalhista de Mato Grosso

ACAT SC -Associação Catarinense de Advogados Trabalhistas

AATDF - Associação de Advogados Trabalhistas do Distrito Federal

AATMS - Associação de Advogados Trabalhista de Mato Grosso Sul

AATPR - Associação de Advogados Trabalhistas do Paraná

AESAT - Associação Espírito Santense de Advogados Trabalhistas 

ASSAT - Associação Sergipana de Advogados Trabalhistas

AATAL - Associação de Advogados Trabalhista de Alagoas

ATRACE - Associação de Advogados  Trabalhistas do Ceará

ATEPI - Associação De Advogados Trabalhista de Piauí

ARONATRA - Associação Rondoniense de Advogados Trabalhista

AAMAT - Associação Amazonense de Advogados Trabalhistas

 AGATRA - Associação Goiana de Advogados Trabalhistas

ATAT - Associação Tocantinense de AdvogadosTrabalhistas

AATS - Associação Advogados Trabalhistas de Santos e   Região .

Associação Advogados Trabalhistas de Campinas

SATERGS -Sociedade de Advogados  de Empresas do RS .

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Articulação da Subseção da OAB-ES da Serra resulta na inauguração de duas salas de atendimento exclusivo à advocacia no Fórum Civil

CONQUISTA

Articulação da Subseção da OAB-ES da Serra resulta na inauguração de duas salas de atendimento exclusivo à advocacia no Fórum Civil

São duas salas com oito servidores disponíveis para auxiliar nas demandas relacionadas às diferentes áreas do Judiciário.

Atuação da advocacia preservou autos originais do Caso Araceli antes de incêndio no Arquivo Geral do TJES

CASO ARACELI

Atuação da advocacia preservou autos originais do Caso Araceli antes de incêndio no Arquivo Geral do TJES

O episódio demonstra como a atuação atenta da advocacia pode contribuir não apenas para a defesa dos interesses de seus clientes, mas também p...

Atuação da Comissão de Procuradores Municipais da OAB-ES resulta em reajuste de 107% para advogados públicos de Vila Pavão

ADVOCACIA MUNICIPAL

Atuação da Comissão de Procuradores Municipais da OAB-ES resulta em reajuste de 107% para advogados públicos de Vila Pavão

O projeto de lei foi encaminhado pelo prefeito João Trancoso à Câmara Municipal e aprovado pelos vereadores

OAB-ES participa da reunião do Conselho Pleno do Conselho Federal sobre a modernização da justiça e a revisão do provimento eleitoral

NOTÍCIAS

OAB-ES participa da reunião do Conselho Pleno do Conselho Federal sobre a modernização da justiça e a revisão do provimento eleitoral

Entre os assuntos tratados esteve a integração do Banco do Brasil com os tribunais para o processamento eletrônico de depósitos judiciais e alv...