Notícias

Abertura do Encontro Estadual de Advogados em Início de Carreira destaca prerrogativas profissionais

Publicado em 03 de Julho de 2009 • 15:32

Abertura do Encontro Estadual de Advogados em Início de Carreira destaca prerrogativas profissionais
Vitória, 03/07/2009 - A abertura do VIII Encontro Estadual de Advogados em Início de Carreira reuniu cerca de 120 advogados na noite dessa quinta-feira (02), no auditório do Colégio Marista, em Vila Velha. O evento é uma organização da Comissão de Advogados em Início Carreira da OAB-ES (CEAIC) e da Associação dos Advogados Criminalistas do Espírito Santo,com o apoio da Caixa de Assitência dos Advogados e da OAB-ES.

A temática discutida no primeiro dia do encontro ficou por conta do advogado criminalista e ex-presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, Elias Mattar Assad, que falou sobre prerrogativas profissionais e os desafios do início da carreira.

Em sua palestra, Assad, que advoga há mais de 35 anos na área criminalista, falou sobre os desafios que os advogados enfrentam ao iniciar na advocacia e deu dicas de como reagir frente às dificuldades.

O criminalista também fez críticas às constantes violações às prerrogativas profissionais, como o grampo telefônico e as invasões a escritórios de advocacia. Ao encerrar sua explanação, Assad ressaltou que "a maior das prerrogativas do advogado é o direito de ser defendido pela OAB".

O encontro contou com a presença de representantes da OAB-ES; da Comissão Estadual de Advogados em Início de Carreira (CEAIC); da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAES) e da Associação de Advogados Criminalistas do Estado.

Em sua mensagem aos participantes, o presidente da OAB-ES, Antonio Augusto Genelhu Junior, expôs o compromisso assumido no início da atual gestão, de propiciar aos advogados iniciantes melhores condições para o exercício da advocacia. "Temos nos empenhado para tentar suprir faltas que no meu entender discriminam os advogados em início de carreira, como por exemplo, o impedimento de participação nos cargos de diretoria da Ordem, criticou Genelhu".

Genelhu elogiou, ainda, a participação atuante da CEAIC na Ordem e ressaltou sua confiança nos jovens advogados para darem prosseguimento na luta da entidade pelos seus direitos.

A atuação da CEAIC também foi ressaltada pela sua presidente, Lorena Melo, que fez um breve resumo sobre a história da Comissão e dos projetos realizados. Lorena também frisou a união de esforços para a realização do encontro estadual que tem como objetivo promover a integração da classe e debater temas relevantes para a categoria.

O VIII Encontro de Advogados em Início de Carreira prossegue até este sábado (04), com diversas palestras. Hoje (03), a partir das 18 horas, serão discutidos gerenciamento de escritórios de advocacia; procedimentos no Juizado da Infância e Juventude; e novas hipóteses de cabimento de Recurso Extraordinário e Recurso Especial.

Mais informações pelo telefone 3232-5606.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

OAB-ES protocola reclamação disciplinar no CNJ e pede afastamento cautelar de desembargadora do TRT-17

NOTÍCIAS

OAB-ES protocola reclamação disciplinar no CNJ e pede afastamento cautelar de desembargadora do TRT-17

A medida foi adotada após os fatos ocorridos durante a sessão administrativa realizada no último dia 8 de julho

Carlos Augusto da Motta Leal assume interinamente a presidência da OAB-ES

NOTÍCIAS

Carlos Augusto da Motta Leal assume interinamente a presidência da OAB-ES

Desde o início da atual gestão, a OAB-ES tem pautado sua atuação pela defesa das prerrogativas da advocacia

OAB-ES oficia Corregedoria-Geral e Presidência do TJES para providências na Comarca de Venda Nova do Imigrante

NOTÍCIAS

OAB-ES oficia Corregedoria-Geral e Presidência do TJES para providências na Comarca de Venda Nova do Imigrante

Segundo o ofiício, a advocacia local enfrenta um cenário sistêmico de deterioração na prestação jurisdicional

Cariacica e Santa Leopoldina recebem móveis e manutenção de equipamentos

SUBSEÇÕES ATENDIDAS

Cariacica e Santa Leopoldina recebem móveis e manutenção de equipamentos

A Seccional também realizou investimentos em serviços de manutenção elétrica e hidráulica na sede da Subseção