Ética na Advocacia

TED realiza 1ª reunião com presidentes de Subseções da OAB-ES

O Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-ES realizou a primeira reunião on-line com os presidentes das Subseções nesta quarta-feira (20/05) por meio de videoconferência.

De acordo com o presidente do TED-ES, Alberto Nemer Neto, o objetivo foi trocar informações e experiências com as Subseções da Ordem.

“Realizamos essa primeira reunião e foi muito produtiva e agradável. Os presidentes das Subseções foram solícitos e tivemos oportunidade de explicar e esclarecer sobre o funcionamento do sistema Dataged e dos fluxogramas dos processos, além de ouvir e responder todas perguntas e dúvidas dos participantes. Importante esclarecer que os presidentes de Subseções e os seus respectivos conselhos têm um papel muito importante nos processos éticos disciplinares. Essa reunião nos proporcionou uma troca de experiência e, principalmente, o esclarecimento de diversas questões, principalmente em relação à propaganda e publicidade na advocacia", explicou Nemer.

Juntamente com o presidente do TED, também participaram o secretário Leonardo Neves Corteletti, os membros Bruno Richa Menegatti e Bruno José Calmon Du Pin Tristão Guzansky, que contribuíram efetivamente assessorando a condução dos trabalhos. Também estiveram presentes as advogadas Amanda Loureiro Cardoso, Danielly Souza Pereira

O secretário geral da OAB-ES, Marcus Felipe Botelho Pereira, que participou desta 1ª reunião com a comentou sobre a iniciativa. “As Subseções são importantíssimas na apuração e combate daquelas condutas que infrinjam a ética da advocacia. Assim, merece aplausos a iniciativa do TED de realizar essa reunião com os Presidentes de Subseção, esclarecendo dúvidas sobre o procedimento dos processos éticos disciplinares. Iniciativas como essa reforçam o processo de interiorização da OAB/ES, e aumentam a sensação de unidade do sistema”, destacou o secretário geral.

O presidente da 8ª Subseção de Vila Velha, José Antônio Neffa Junior, comentou sobre a interação entre a Seccional e as Subseções: “A aproximação entre as Subseções e o Tribunal de Ética e Disciplina é fundamental. Possibilita o diálogo e a ciência de como questões polêmicas estão sendo vistas e orientadas por esses órgãos aqui e em outros Estados. É a advocacia capixaba que ganha com isso!”, comentou Neffa.

O presidente da 2ª Subseção de Cachoeiro de Itapemirim, Adílio Domingos dos Santos Neto, também falou sobre a importância dessa videoconferência.
“A reunião realizada e liderada pelo Tribunal de Ética e Disciplina capixaba com a participação de várias Subseções, nesta última terça-feira, foi de suma importância. A Lei 8.906/94 e o Código de Ética e Disciplina instituem as diretrizes do processo ético, sendo certo que a capacitação dos responsáveis pela instauração, instrução e julgamento destes feitos é medida extremamente necessária. A Advocacia merece um Tribunal deontológico de qualidade. Muito nos animou a notícia dada pelo presidente do TED, que assumiu o compromisso de manter a regularidade dos encontros. Vitória da Advocacia capixaba!”, disse o presidente da 2ª Subseção.