STJD realiza sessão no Estado pela primeira vez

Pela primeira vez em sua história, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) vai realizar no dia 12 de abril uma sessão no Estado. A iniciativa partiu da Comissão Especial de Direito Desportivo da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Espírito Santo (OAB-ES), em conjunto com a Federação de Futebol do Estado.

O presidente da Comissão, Segundo Luis Meneguelli, ressalta que essa é uma grande oportunidade para advogados e advogadas da área desportiva, ou simplesmente para amantes do futebol, que poderão acompanhar as decisões do tribunal da área.

"Serão julgados diversos processos. Esssa é uma homenagem bacana do STJD à advocacia do Estado", ressalta. A sessão será realizada no auditório da OAB-ES, e será aberta ao público.

Como atua o STJD

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) é um órgão autônomo, previsto no Código Brasileiro de Justiça Desportiva, custeado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que discute as legalidades do futebol no Brasil e julga os acontecimentos do esporte.

É composto pelo Tribunal Pleno e por cinco Comissões Disciplinares. Além destes, também fazem parte do funcionamento do Tribunal os órgãos auxiliares Procuradoria e Secretaria.

O Pleno, última instância da justiça desportiva brasileira, é composto por nove auditores: dois indicados pela CBF, dois pela sociedade civil (representados pela OAB), dois indicados pela a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf), dois indicados pelos clubes brasileiros e um pelo sindicato dos árbitros (ANAF).

As decisões de primeira instância podem ter efeito suspensivo por ordem do presidente do STJD, que também tem o poder de reverter 50% das penas em multas ou cestas básicas.