Debate

Seminário abordará o futuro do trabalho



“O futuro do trabalho” será tema do seminário multidisciplinar que ocorrerá no dia 31 de maio, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), localizado na Enseada do Suá. A proposta da atividade é discutir as complexidades advindas das incertezas e mudanças profundas no mundo do trabalho, como a reforma trabalhista, e buscar soluções para esta questão contemporânea.

Interessados em participar podem se inscrever por intermédio do endereço www.jacredenciei.com.br/e/amatra. A taxa de inscrição é de R$35 para estudantes e R$70 para os demais. O seminário, promovido pelo Núcleo de Defesa do Direito da Justiça do Trabalho, é uma das ações da campanha nacional Maio Lilás.

O procurador Regional do Trabalho, titular nacional da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis) e representante da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) no Núcleo, João Hilário Valentim, destaca que “o evento visa debater o processo de redução dos direitos trabalhistas e de desmonte das instituições responsáveis pela promoção destes direitos, o que envolve a atuação do MPT, da Justiça do Trabalho, dos advogados trabalhistas, sindicalistas, trabalhadores, e, consequentemente, o debate sobre a importância do movimento sindical na luta contra a precarização do trabalho“.

Compõem o núcleo as seguintes entidades: Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 17ª Região (AMATRA), Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Associação Espírito-Santense dos Advogados Trabalhistas (Aesat), Sindicados dos Advogados do Espírito Santo e a Comissão de Direito do Trabalho e Sindical da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Espírito Santo (OAB-ES).

Palestras – O seminário irá ocorrer no horário das 8h às 16h45 e contará com quatro exposições. Na parte da manhã, o procurador do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) e professor de Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense (UFF), Cássio Casagrande, irá explanar sobre os “Desafios do Direito do Trabalho no Brasil e nos EUA”. Em seguida, o professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), doutor e mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Cláudio Jannotti da Rocha, abordará o tema “Acesso à Justiça do Trabalho”.

Na parte da tarde ocorrerão mais duas mesas com os temas: “A mulher e o futuro do trabalho”, que contará com a presença da doutora em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Direitos fundamentais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Valdete Souto Severo; e “A indústria 4.0: o fim do trabalho”, ministrada pela professora em Direito individual e coletivo da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), Jeane Martins.
keyboard_arrow_up