Rizk e Rostagno buscam informações sobre sistema de dativos em São Paulo

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Espírito Santo (OAB-ES), José Carlos Rizk Filho, e o conselheiro Alessandro Rostagno participaram na manhã de hoje (07/01), em São Paulo, de uma reunião para conhecer o sistema da advocacia dativa da OAB-SP. Participaram do encontro o vice-presidente da OAB-SP, Ricardo Toledo Santos Filho, o presidente da Comissão de Assistência Judiciária da OAB-SP, Luiz Eugênio Marques de Souza, e o conselheiro federal Alexandre Ogusuku.

Os dirigentes de São Paulo explicaram como funciona o convênio entre a OAB e a Defensoria Pública daquele Estado. "Estamos estudando a estrutura que eles têm com vistas a implementar no Espírito Santo algo similar", comentou o presidente.

Rizk explicou ainda que o sistema da OAB paulista, além de receber a listagem de advogados que fazem esse tipo de serviço, realiza a triagem dos beneficiários. "O sistema faz essa seleção, um procedimento importante que faz falta no Espírito Santo", acrescentou.

De acordo com o presidente da OAB-ES, pessoas que poderiam contratar um advogado particular "estão se utilizando da assistência do advogado de forma indevida. Precisamos corrigir as falhas do nosso sistema.  A experiência de São Paulo nos aponta alguns caminhos. Vamos buscar conhecer todos os projetos que funcionam bem em outras Seccionais", destacou.