lançamento

Programa de inovação na Justiça Federal pretende aperfeiçoar atendimento ao jurisdicionado

A colaboração e a criatividade são os pilares do programa de inovação “HubJus”, lançado nesta quinta-feira (13) pela Justiça Federal Seção Judiciária do Espírito Santo. A OAB-ES, representada por seu diretor tesoureiro, Giulio Imbroisi, esteve presente para conferir e prestigiar a novidade.

Giulio parabenizou a diretora do Foro da Justiça Federal, Cristiane Conde Chmatalik, que atuou efetivamente para implementar o programa no ambiente da justiça, e afirmou que a Ordem também tem profissionais estudando esse ambiente de inovação. “Vemos com bons olhos a iniciativa da Justiça Federal, na certeza de que a melhor forma de olhar para o futuro realmente é inventá-lo. A inovação é uma tendência mundial e, enquanto Ordem, temos acompanhado isso de perto, principalmente essa preocupação por parte dos órgãos do Judiciário”, afirmou Giulio Imbroisi.

O Programa HubJus pretende capacitar os servidores com ferramentas modernas de gestão para que estejam qualificados a desenvolver ideias inovadoras no ambiente de trabalho.

Segundo Cristiane Conde, assim que iniciou sua atuação como diretora do Foro, já despertou o interesse para a gestão estratégica. “Pensamos em como gerir a questão orçamentária e ter também uma rede de governança integrada com as Subseções do interior e o laboratório de inovação. O espaço físico do laboratório foi criado em junho e agora lançamos o primeiro treinamento para formarmos uma equipe preparada para desenvolver as atividades do laboratório”, explicou.

A diretora disse ainda que “o desafio está em como inovar e buscar novas formas de administrar e melhorar o atendimento ao jurisdicionado, através da tecnologia. Formamos um time de servidores e esse grupo vai aprender as ferramentas, as metodologias que irão aplicar no laboratório.”

O procurador-geral do Estado, Alexandre Nogueira Alvez, que também participou do lançamento, afirmou que na Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (SEGER) o laboratório de inovação foi criado de forma pioneira e vários projetos estão sendo desenvolvidos e já aplicados na prática.

“Quando eu recebi o convite da Justiça Federal, foi uma grata surpresa, pois não sabia o movimento que estava sendo feito. Portanto, ao saber o que já foi produzido e está sendo preparado fiquei surpreso. Acho que é o caminho que todos os órgãos públicos devem seguir”, frisou.

O treinamento na Justiça Federal continua nesta sexta-feira. Veja abaixo a programação.

HUBJUS

O treinamento do programa HubJus será ministrado pela empresa catarinense WeGov, especializada em inovação no setor público. O programa da WeGov foi criado para ajudar a administração pública a encontrar soluções para seus problemas e a fazer mais com menos recursos, utilizando-se de ferramentas simples que trazem muitos resultados.

A capacitação é aberta a magistrados, servidores, estagiários e terceirizados que atuam na Justiça Federal, além de representantes de outras instituições públicas ou privadas que tenham interesse em participar – OAB, faculdades, bancos e  conselhos, dentre outros.

As atividades vão até dezembro, na sede da Justiça Federal, em Vitória (Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 1877, em frente à Rede Gazeta). As vagas são limitadas.

Evento de Lançamento: 13/09 | 17H ÀS 19H

Introdução ao Design Thinking: 14/09 | 09H ÀS 18H