OAB-ES inaugura sala de apoio à advocacia em Fundão

Em todo o Estado já são 117 espaços físicos, sendo 102 deles escritórios coletivos ou salas de apoio, na Grande Vitória e no interior

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Espírito Santo (OAB-ES) entregou, nesta terça-feira (24), a sala de apoio à advocacia no município de Fundão. A interiorização da OAB-ES, que já é uma realidade, ganha mais um reforço com a sala de apoio, localizada nas proximidades do Fórum da Cidade e montada com toda a estrutura de equipamentos mobiliários e de informática.

A iniciativa faz parte do processo de valorização da advocacia do interior do Espírito Santo. O espaço, além de contar com baias com computadores e impressora, tem também um escritório coletivo, um estagiário, xerox, telefone e internet. O objetivo é que advogados e advogadas possam realizar atendimentos com privacidade e conforto. Em todo o Estado, a OAB-ES já disponibiliza 117 espaços deste tipo, sendo 102 deles escritórios coletivos ou salas de apoio, na Grande Vitória e no interior.

Durante a inauguração, o presidente da OAB-ES, Homero Mafra, ressaltou a importância do projeto de interiorização. “Esse projeto começou com o nosso conselheiro da Ordem Apolonio Cometti, no meu primeiro mandato, em que ele era vice presidente. Nós começamos a inverter o processo de investimentos, que sempre visava a Grande Vitória. E passamos a dar voz à advocacia no interior do Estado”, salientou Homero Mafra.

O presidente da OAB-ES lembrou que só nesta semana serão inaugurados mais dois espaços para a advocacia: a sala de apoio no TRE–ES (inauguração nesta quarta-feira, dia 25) e a de Dores do Rio Preto (será inaugurada na quinta-feira, dia 26), e anunciou, em primeira mão, a inauguração da sala de apoio à advocacia no município de Santa Maria de Jetibá para o próximo mês.

Homero Mafra abordou, ainda, a crise na prestação jurisdicional do interior. Para ele, “o que temos, em muitas comarcas, é um verdadeiro faz de conta na prestação jurisdicional. É preciso que o Tribunal acorde, pois é aqui que se faz justiça. É preciso que o Tribunal tenha consciência e faça uma prestação de contas jurisdicional aprendendo com o que faz o nosso secretário geral, Ricardo Brum, na Seccional. Se conseguimos implantar todas estas salas, isto nós devemos a ele e à forma como Brum vem administrando a OAB-ES."

Destacando o grande avanço na estruturação das Subseções, como aconteceu nesta manhã em Fundão, o secretário geral da OAB-ES, Ricardo Brum, lembrou que ao investir em  salas de apoio, a Ordem está promovendo a cidadania.  “A luta por melhor estrutura de trabalho para a advocacia constitui uma das missões da OAB, sendo as salas de apoio uma das mais efetivas ações nesse sentido, o que muito nos orgulha em contribuir para estas realizações. Assim, reforçamos o papel da Ordem, que é defender o Estado Democrático de Direito, defendendo a cidadania”, disse.

Conselheiro foi precursor

O conselheiro da OAB-ES, Apolonio Cometti, foi convidado a fazer a abertura da inauguração, por ter sido precursor da ideia de criar uma sala de apoio em Fundão. “Aqui em Fundão já atendi a quase todas as famílias. Aqui, eu aprendi o sentido da advocacia e, ao presenciar a inauguração desta estrutura, vejo que a advocacia evoluiu, e que os profissionais  de Fundão e da região merecem esta evolução, que representa a verdadeira democracia”.

A sala fica a menos de uma quadra de distância do Fórum, na Rua Intendente Santos Neves, nº 65, sala C, no Centro de Fundão. A presidente da Subseção de Ibiraçu da OAB-ES - da qual fazem parte os municípios de Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá, João Neiva, Fundão e São Roque do Canaã -, Gracélia Maria Conte, explica que a nova estrutura vai facilitar o trabalho dos advogados da região, já que Fundão é uma comarca com um volume considerável de processos. Para ela, “a OAB-ES contribui mais uma vez para que a advocacia local possa prestar um atendimento de qualidade, principalmente para quem não tem escritório na Comarca".

A inauguração da sala contou com as presenças do presidente da OAB-ES, Homero Mafra; do secretário geral da OAB-ES, Ricardo Brum; da secretária geral adjunta, Erica Neves; do conselheiro Apolonio Cometti; da presidente da Subseção de Ibiraçu, Gracélia Maria Conte; do presidente da Subseção da Serra, Ítalo Scaramussa Luz; do presidente da Subseção de Vila Velha, Ricardo Ferreira Pinto Holzmeister; da tesoureira da Subseção, Noelli Sagrillo Toninho, além de representantes da Prefeitura de Fundão e advogados e advogadas da Comarca.